Comunidades

"Vem voar comigo,vamos voar para longe" by Kathie & John Baker * Lélia Pereira Nunes

Vem voar comigo,vamos voar para longe by Kathie & John Baker   * Lélia Pereira Nunes
"Vem voar comigo,vamos voar para longe" by Kathie & John Baker

Não recordo quando foi que o Carteiro deixou, pela primeira vez, o envelope branco, grande, como este que tenho nas mãos.
Ano após ano, quando chega janeiro ele também chega. No interior do envelope nada mais nada menos do que um Calendário do Ano debutante.
Não se trata de um Calendário qualquer com os 365 dias, 52 semanas enfeixadas por doze ilustrações marcando os meses do ano.
Trata-se de um criativo Calendário concebido pelo casal - a escritora e tradutora Katharine e o professor Jonh Baker. Sim, o casal encontrou um meio afetuoso de se aproximar dos amigos para agradecer o ano vivido, as vivências múltiplas e formular os melhores votos de Boas Festas.
Um Calendário que faz a diferença. Simples e elegante. Simpático. Colorido, Cheio de imagens lindas e registros de fatos ocorridos nos Açores e nas Comunidades pelo mundo espalhadas.
Uma narrativa visual que convida-nos a "Voar para longe", passear pela memória e deixar emergir momentos significativos que eles estiveram presentes, os amigos participaram e que foi marco no alicerce das relações interculturais, no fortalecimento do intercâmbio cultural entre nossas Comunidades.
Hoje,mais uma vez, o carteiro trouxe o tal envelope grande, branco,  vindo diretamente de Monroeville,Pensilvânia, contendo o Calendário da Kathie & John.
Abri correndo e voei por suas páginas reencontrando rostos amigos,instantes únicos, matando saudade das Ilhas Açorianas ali estampadas em belas fotos e senti o aroma inconfundível daquelas Ilhas de Bruma.
Abre Janeiro com a Copa da UEFA e a sagração de Portugal Campeão da Europa. Segue-se imagens da Ilha de São Miguel, do Colóquio Literário realizados na Lomba da Maia do saudoso Daniel de Sá.
Os meses de Abril, Maio e Junho foi dedicado à Ilha da Madeira,sua paisagem exuberante e a maravilhosa The Madeira Mandolin Orchestra, cujo concerto tive o prazer de assistir no Teatro do Casino de Funchal à convite do escritor Duarte Mendonça - presente em várias fotos do calendário.
Julho, já de volta às Ilhas, o casal Baker começa abraçando os Açores pela Praia da Vitória e deixa a palavra dos poetas voar junto para longe da praia e das paredes centenárias da terra de Vitorino Nemésio. Continua por Angra do Heroísmo,patrimônio da humanidade,com sua alegria faceira, os Impérios do Divino, bandeiras e coroas,alfenins, corrida de touros e das marchas das Sanjoaninas. No vaievem das ondas nas pedras do cais esconde-se o pranto da sua gente emigrante.
Kathie e John retornam a sua Pensilvânia e mostram o seu "lar doce lar" em novembro para, finalmene, chegar a dezembro e lembrar o Marcolino Candeias, o escritor terceirense, numa linda homenagem.

Aos queridos Kathie e John fica consignado o meu agradecimento pelo privilégio de receber o seu Calendário 2017 e poder, mês a mês, voar ao encontro de tantas históras - suas e nossas. Todas vidas vividas no seu melhor.
Bem hajam!
Lélia Pereira Nunes