Cultura

Temporada de Música dos Açores recomeça quinta-feira no Corvo


Um recital com a soprano Ana Paula Russo e o guitarrista Carlos Gutkin, na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, no Corvo, assinala quinta-feira a reabertura da Temporada de Música 2012 nos Açores.

Temporada de Música dos Açores recomeça quinta-feira no Corvo
A programação desta iniciativa do Governo Regional decorreu, numa primeira fase, entre março e maio, iniciando-se agora a segunda fase, com um programa que se estende pelos próximos meses. 

O concerto inaugural da segunda fase será repetido na sexta-feira, na Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta, Faial, e no sábado, no Museu das Flores. 

Neste recital serão interpretadas obras escritas no século XX, por compositores espanhóis e da América Latina, destacando-se o ciclo "Sete Canções Populares Espanholas", de Manuel de Falla. 

Na programação para os próximos meses, merecem referência os concertos da Capella Duriensis, com direção de Jonathan Ayerst, nos quais será apresentada uma obra paradigmática da música do século XX, "Lux Aeterna", de Gyorgy Ligeti, composta em 1966, que se celebrizou no filme "2001 Odisseia no Espaço", assim como os recitais do pianista Jingge Yan, que venceu o Concurso Internacional Telekom Beethoven 2011. 

Os recitais de música de câmara com o trio formado por Aníbal Lima (violino), Paulo Gaio Lima (violoncelo) e António Rosado (piano) e o concerto Jovens Músicos Açorianos são outros destaques da programação da Temporada de Música 2012. 

Esta temporada encerra com um concerto a 01 de dezembro, no Teatro Micaelense, em que participa o pianista russo Pavel Gililov e o Quarteto da Filarmónica de Berlim.

Lusa