Economia

"Expresso do Triângulo" volta ao mar na próxima semana

O barco rápido está varado há quatro meses para reparações.
A administração da Transmaçor garante que a embarcação volta ao mar na próxima semana.

Expresso do Triângulo volta ao mar na próxima semana
A meados de setembro de 2011, a administração da Transmaçor foi forçada a alterar os horários nas ligações entre o Faial, Pico e São Jorge, devido a uma reparação no "Expresso do Triângulo".

A previsão inicial da empresa, apontava para uma paralização do barco rápido de apenas duas semanas, tempo suficiente para reparar alguns componentes do motor, que tinham já provocado algumas avarias temporárias.

Passados mais de quatro meses, o catamaran continua varado no porto da Horta, depois de terem sido efetuados melhoramentos que não estavam previstos inicialmente, ao nível dos propulsores e do isolamento do motor.

Uma fonte da administração da Transmaçor, contatada pela Antena 1/Açores, garante, no entanto, que o barco deverá estar operacional já na próxima semana.

À ilha do Faial deverão chegar, entretanto, os técnicos do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, que vão efetuar inspeções ao barco.

Depois do catamaran regressar à operação diária em São Jorge, a Transmaçor vai também parar, temporariamente, os dois cruzeiros, para novas inspeções do IPTM.

A intenção é ter os três barcos operacionais, e devidamente vistoriados, antes do arranque da operação de Verão, altura em que o número de passageiros transportados aumenta substancialmente nas ilhas do Triângulo.

A Transmaçor bateu, o ano passado, o recorde de passageiros transportados: mais de 402 mil, entre as Ilhas do Triângulo.

Notícia:Antena 1 Açores