Economia

Taxas nos aeroportos dos Açores não aumentam com a privatização da ANA, diz governo de Passos Coelho


O governo da República garante que os aeroportos dos Açores, geridos pela privatizada ANA, estão protegidos de um aumento de taxas por um período de dez anos.

Taxas nos aeroportos dos Açores não aumentam com a privatização da ANA, diz governo de Passos Coelho

 

A garantia foi dada pelo Secretário de Estado dos Transportes, Tiago Monteiro, ao comentar a venda da ANA aos franceses da Vinci.

O governante garantiu ainda que o novo proprietário fará todos os investimentos a que a ANA, enquanto empresa pública, estava obrigada.

Numa reação à privatização, o governo regional, através da secretaria dos transportes, diz que o que interessa para os Açores é a manutenção das taxas,a exigência de que o contrato consagre expressamente novo horário para o encerramento noturno do aeroporto de Santa Maria e a repavimentação das suas pistas, a certificação da iluminação noturna da pista do  das Flores e a ampliação da pista da Horta.

O Governo açoriano lamenta, que o Governo da República, até à data, não tenha solicitado parecer da Região sobre o contrato de concessão,  aprovado em Conselho de Ministros,  violando a Constituição e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores.

Antena 1 Açores