Economia

Transmaçor deixa de operar em São Roque do Pico por falta de segurança

A empresa pública açoriana de transporte marítimo Transmaçor transportou 416.527 passageiros e 5.338 viaturas no ano passado entre as ilhas do grupo central dos Açores.

Transmaçor deixa de operar em São Roque do Pico por falta de segurança
De acordo com os dados estatísticos agora revelados pela empresa, o número de passageiros aumentou 5,5% em relação a 2013, quando a Transmaçor tinha transportado 393.523 pessoas.

A rota com mais movimento continua a ser o canal Faial/Pico, por onde passaram mais de 351 mil passageiros num ano, mais 3,4% do que em 2013.

A empresa refere que durante o mês de agosto chegou a transportar, entre o Faial e o Pico ("linha azul"), mais de 60.500 passageiros, o equivalente a uma média diária de quase duas mil pessoas.

Na "linha verde", que liga as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, a Transmaçor transportou 60.726 passageiros no ano passado, tendo registado um aumento de quase 11% relativamente a 2013.

Já na "linha lilás", inaugurada em 2014, que une os portos do triângulo (Faial, Pico, São Jorge) e a ilha Terceira, entre meados de junho e meados de setembro, foram transportados 4.562 passageiros, numa operação que inclui apenas duas viagens semanais.

A Transmaçor iniciou também em 2014 o transporte de viaturas a bordo de dois navios novos, tendo registado, entre o mês de março (altura em que os dois barcos iniciaram a operação) e dezembro o embarque e desembarque de 5.300 veículos.

A empresa iniciou hoje o seu horário de verão, que contempla um reforço das ligações entre o Faial e o Pico.

A administração da Transmaçor anunciou ainda que vai deixar de operar no porto de São Roque do Pico, nas viagens entre as ilhas do triângulo, por "não oferecer, de momento, condições de operacionalidade", fazendo substituir a escala pelo porto da Madalena.

A decisão resulta do acidente mortal ocorrido em novembro do ano passado com um passageiro da Transmaçor, que foi atingido por um cabeço de amarração que rebentou do cais de São Roque.

Lusa