Graciosa Online

Duplo Olhar





O Matadouro da Graciosa
  2012-02-13

LP: Infelizmente, nota-se que o projecto está adiado pelas constantes alterações de que foi alvo e pelas trocas de bola entre o Governo Regional e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

TA: A construção de um novo Matadouro na Ilha Graciosa é urgente e necessária, devido ao facto dos nossos produtores perderem milhares de euros por ano.



Associativismo Jovem  2012-02-28

TA: No âmbito do associativismo juvenil, a JS Graciosa entregou uma proposta de regulamento para o Conselho Municipal de Juventude, com o objetivo de promover políticas de juventude mais eficazes que visam resolver problemas dos Jovens Graciosenses.

LP: Nas campanhas eleitorais muito se fala das políticas para a juventude, mas infelizmente essas não passam de uma miragem distante, como um sonho fechado a sete chaves numa gaveta de algum político.



O carnaval na Graciosa  2012-03-12

LP: Aproveitar o carnaval como potenciador do turismo nessa época do ano seria um benefício para todos, pois muitos são aqueles que estariam dispostos a passar aquele fim-de-semana na Graciosa se os transportes o possibilitassem.

TA: Em minha opinião, a atuação da Câmara Municipal nestes últimos anos foi bastante positiva no que se refere ao Carnaval, pela sua dedicação e investimento realizado. Mas como queremos sempre mais e melhor, deixo algumas sugestões para que este executivo possa melhorar ainda mais o seu trabalho.



Os transportes  2012-03-26

TA: Analisando todos estes fatos, não conseguimos compreender porque razão o PSD não baixou o custo das passagens aéreas enquanto se encontrava a governar a Região e vem agora exigir uma redução ainda maior das tarifas aéreas, mesmo sabendo que preço dos combustíveis (o barril de petróleo) é 6 vezes mais caro do preço praticado no ano de 1996.

LP: Não posso deixar de ficar de boca aberta quando a transportadora aérea Açoriana faz promoções de 90 euros Ponta Delgada-Lisboa, mas pede 130 euros para fazer Ponta Delgada-Graciosa. Algo aqui não está bem...



Empreendedorismo  2012-04-12

TA: Em termos de números a ilha Graciosa apresentou um total de 24 candidaturas ao programa de incentivos SIDER e apenas 2 candidaturas ao EMPREENDE JOVEM, representando um total de investimento candidatado de 10.765.291,29 euros e 489.619,30 euros respetivamente.

LP: O apoio às recém-formadas empresas deveria passar não só pelo apoio monetário dos programas de empreendorismo ou crédito, mas também pela adjudicação de serviços às pequenas empresas pelo estado em vez de ser tudo feito pelas grandes empresas que têm mais facilidade em conseguirem clientes. 



A Saúde  2012-05-02

LP: Só se consegue melhores cuidados de saúde com uma relação de confiança e honestidade entre profissional/doente, tendo ambas as partes de fornecer a sua cota parte de cada um destes dois ingredientes, pois sem saúde existe sempre alguma coisa que está incompleta na nossa vida.

TA: Prestar cuidados de saúde de qualidade, melhorando o conhecimento e o relacionamento com os doentes e simultaneamente minimizando os tempos passados com morosas tarefas administrativas, é o desafio que se coloca daqui em frente ao novo centro de saúde e à sua Administração.



Turismo  2012-05-17

TA: O nosso turismo terá de ser distinto. E essa singularidade deverá ser descoberta pela realização de atividades ligadas à natureza desfrutando por exemplo de passeios de bicicleta para descobrir as melhores paisagens da ilha, o recurso a caiaques, passeios pedestres, não esquecendo a uma passagem pela gastronomia graciosense, sempre convidativa.

LP: O turismo na Graciosa resulta se for promovido como turismo de qualidade com as nossas paisagens, o ambiente rural (para quem quer fugir das cidades), a qualidade do nosso ar, a nossas termas, o nosso clima, as nossas (invulgares) zonas balneares e os Graciosenses que recebem bem.



Ambiente  2012-07-16

LP: Quem passa regularmente em estradas escondidas ou com "mato" ao lado sabe bem a quantidade de lixo que por lá anda, muitas vezes podem estar a poluir a água que todos bebemos, pois sem ribeiras, rios ou lagoas a Graciosa tem a sua água é proveniente de lençóis freáticos. Nem os avisos e o programa de recolha de monstros demovem os mais determinados em livrar-se do seu lixo da forma mais fácil.

TA: Para além do impacto ambiental, a implementação do Centro de Processamento de Resíduos terá ainda uma incidência social não menos importante. Foram criados novos postos de trabalho que tendo em conta a atual conjuntura são importantes. De evidenciar que quanto mais se reciclar, maior o número de pessoas necessárias para o Centro de Processamento de Resíduos. Por este e por outros fatores, RECICLEM.

 

 





Luís Pereira / Tiago Avelar