Graciosa Online

William Wollinger Brenuvida



Início de conversa... 2012-08-02

Agradeço a oportunidade em ser correspondente do Graciosa Online. Penso que a língua portuguesa, escrita e falada no Brasil, encurtará nossas distâncias. Peço aos amigos dos Açores, que nos avisem quando palavra ou expressão não for compreendida. Falar de Governador Celso Ramos é dizer que existe, no sul do Brasil, uma parte dos Açores entre nós. A cidade era chamada de Ganchos, nome que os descendentes de açorianos a batizaram. Enviarei fotografias, relatos, notícias deste lado do Atlântico, numa ponte cultural entre povos irmãos.


Ganchos ou Governador Celso Ramos (1ª parte) 2012-08-09

Está localizado, o município, na Latitude 27º18'53"e Longitude 48º33'33", na região Sul do Brasil, Estado de Santa Catarina. Distante 46Km da capital Florianópolis (antiga Nossa Senhora do Desterro), Governador Celso Ramos possui 93,1 Km² de área e tem 93% do bioma da Mata Atlântica preservados. Esta terra, porém, nem sempre foi chamada "Governador Celso Ramos", e neste artigo semanal nos ocuparemos deste assunto.



Ganchos ou Governador Celso Ramos (2ª parte) 2012-08-16

De 1738 a 1745 são edificados os prédios e as fortalezas. A Capela será benzida em 1745 e consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Se a agricultura não era forte, os recursos da venda o óleo compensavam a vinda de alimentos. Segundo o historiador José Arthur Boiteux, foram os primeiros moradores: Domingos Jorge do Nascimento, natural de São Francisco do Sul; Raymundo Martins, Manoel Gonçalves e a viúva de um espanhol chamada Agueda. Em 1750 chegam os Açorianos e Madeirenses, e a vida religiosa, os costumes, as festas e as lendas dão novo ânimo ao povoado. Quando os espanhóis invadem e conquistam a Ilha de Santa Catarina, eles saqueiam a Armação Grande e levam equipamentos, escravos e conhecimentos para outras localidades. A decadência do povoado se inicia.



Ganchos ou Governador Celso Ramos - 3ª parte 2012-08-23

A região que foi chamada de Reritiba pelos índios Guarani, do tronco linguístico tupiguarani; que se chamou Ganchos e Armação, em 1883; em 1914 se torna distrito de Ganchos. Em 1963, nasce o município de Ganchos, desmembrado do município de Biguaçu, pela Lei 969. E no ano de 1967, por sugestão do vereador Patrocínio dos Santos, o nome do município é modificado para Governador Celso Ramos, em homenagem ao governador do Estado de Santa Catarina que apesar de ter trazido a luz elétrica à cidade, foi aquele que arrasou a pesca artesanal.



A tradicional festa de São Pedro e a comunidade de Canto dos Ganchos 2012-08-30

Todos os anos, o dia 28 de junho é sagrado para centenas de moradores da localidade de Canto dos Ganchos e adjacências. Comemora-se a festa do padroeiro São Pedro, em três dias, com procissão, fogos, música, brincadeira do bingo e brindes. Há alguns anos, a procissão também era marítima, mas a ausência de trapiches (cais) na comunidade de Canto dos Ganchos inviabilizou a partida e a chegada do santo padroeiro que visitava outras comunidades vizinhas. Há particularidades dessa festa que nos ocuparemos neste artigo.



Ganchos: terra de encantos 2012-09-08

Há lugares que fascinam. Ao primeiro olhar. Em Governador Celso Ramos, antigo município de Ganchos, belezas sem par são encontradas ao longo de cinquenta e dois quilômetros de costa marítima, além das ilhas que compõem o cenário paradisíaco. Dentre os encantos naturais, destacamos: a Ilha do Arvoredo; a Ponta do Simão; a Ilha do Anhatomirim; a Praia de Fora; dos Ilhéus; do Sissial; as pequenas praias ao longo da Armação da Piedade; e a Praia de Palmas.



O massacre na Armação Grande 2012-09-14

Raríssimos são os livros de história que ousaram dizer que houve, em Armação Grande, um arpoador chamado João Pereira Ruivo. Os Pereira, provavelmente, tenham origem nas ilhas de São Jorge, do Pico, e da Terceira. Ao menos, é o que dizem os registros da Igreja Católica dos primeiros anos 1800. Ruivo, pensamos nós, que não era bem um sobrenome, mas uma alcunha atribuída às características físicas do arpoador de baleias.



Para todo mal que há... um santo remédio 2012-09-21

Enquanto católicos e protestantes condenavam milhares de pessoas, principalmente mulheres, a penas infamantes que iam da humilhação pública da revelação de identidades e práticas à forca, decapitação, fogueira, óleo quente, torturas em aparelhos meticulosamente pensados para a dor; nos Açores, a crença em bruxas parece ter sido incorporada aos hábitos sem muito terrorismo. Quem emigrou do Arquipélago trouxe para Santa Catarina esses costumes. O maior estudioso do assunto, em Santa Catarina, foi Franklin Cascaes, falecido em 1983



O casario Wollinger 2012-10-04

Em 1870, a casa branca com cimalhas azuis, em estilo luso-brasileiro, estava edificada. Poucos sabem da identidade de Ignácio Vieira da Cunha, mas era ele trabalhador na caça da baleia e após juntar pequena fortuna foi morar próximo a vila da Jureia (hoje Canto dos Ganchos). Edificou a casa-grande, senzala, e comandou 18 escravos que trouxe da Armação da Piedade. O terreno alagadiço em determinadas épocas do ano, teve que ser duramente aberto com valas de escoamento das águas dos riachos que desciam dos morros com suavidade.



Governador Celso Ramos tem novo Prefeito 2012-10-11

Embora se saiba que um prefeito governe o município, é bom que um bairro seja valorizado por suas personagens mais combativas. Juliano Duarte Campos, do DEM, vereador duas vezes, obteve a soma de 5.617 votos, nas eleições realizadas em 7 de outubro. Vitorioso por 110 votos de diferença; o adversário Marcelo Cunha, do PMDB, somou 5.507 votos. A ampla aliança formada pelos partidos DEM, PT, PR, PSDB, PRB, PSL, PSC, e PDT deram a vitória a Juliano Duarte Campos, prefeito e Augusto Aristo da Silva, vice-prefeito, com 50,49% do votos válidos.



309 abraços e 7 saudações 2012-10-21

Sem citar nomes, venho agradecer a cada Ser que depositou seu voto de confiança em nossa candidatura. É sabido que conquistar 309 votos e outros sete de legenda não é tarefa simples. Encontrei muitas pessoas honestas, dignas, educadas; mas, encontrei também casmurros, e doidivanas. Há histórias que cabem em livros; há relatos que devem ser esquecidos. Um dia o cabresto acaba; o escambo desafina; a alforria chega; o coronel perde o posto; e Liliput encontra o rumo.



Educação urgente 2012-11-19

A prefeitura municipal, no começo de 2012, contratou diversos profissionais, em caráter temporário, para atuar como professores. A administração pública municipal perdeu as eleições em 7 de outubro, e em retaliação demitiu professores que supõe terem votado no partido que venceu as eleições. Eis um fato inconveniente e lesivo. Se a prefeitura negar que demitiu por razão política, ela terá que admitir que tais recisões contratuais tenham como justificativa a falta de planejamento e má aplicação dos recursos públicos.



Ilustre visitante 2012-11-26

Um pinguim da espécie de "Magalhães" apareceu na praia de Ganchos de Fora, no feriado de 15 de novembro. Foi localizado, muito abatido, pelo pescador Vamberto Venâncio e pela estudante universitária Karolina Silva. O pinguim foi recolhido, envolvido em uma toalha de algodão, alimentado a base de sardinhas, e deixado descansar num local calmo e arejado. Na anilha de metal próxima a asa a inscrição: W17857. "Nós ligamos pra polícia ambiental e pedimos ajuda no que fazer. Eles disseram que viriam buscar, mas depois ligaram avisando que havia risco de atentados e não viriam buscar o pinguim". Karolina se referia ao clima de tensão e violência que sacudiu Florianópolis nos últimos dias. Depois, nos disse que a polícia pediu pra soltar o animal em água corrente.



Rio de Janeiro, fevereiro e março... 2012-12-10

A Delegação formada por escritores de Santa Catarina, representando várias instituições literárias, dos municípios de Governador Celso Ramos, Florianópolis, Imbituba, Blumenau, Palhoça, Nova Trento, São José e Biguaçu, receberam menções honrosas na cidade do Rio de Janeiro, no último final de semana. O evento ocorrido na sexta-feira, 30/11, contou com escritores da cidade fluminense e foi organizado pelo Inbrasci - Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais. Com sede no Rio de Janeiro, o Inbrasci possui representações em vários Estados brasileiros; uma chancelaria na Ilha da Madeira, em Portugal, e duas subchancelarias: em Lund, Suécia, e em Paris, França. Fomos recebidos pela presidente Marilza Albuquerque de Castro, e demais membros.


O ano não acabou

Este ano, a prefeitura não investiu em atrativos de Natal. A mudança de governo municipal que ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2013 marca a mudança dos partidos que dirigem a cidade. O PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que administrou o município por 8 anos consecutivos dará lugar ao DEM - Democratas, do recém prefeito diplomado Juliano Duarte Campos. Há vários indicativos para a mudança, entre eles, a não execução de um programa de coleta seletiva de lixo; mais atenção às comunidades tradicionais; investimentos em segurança e turismo; e desgaste político de figuras do PMDB - envolvidos em escândalos noticiados pela mídia regional e nacional.




Noticias e reflexões  2013-02-01

O Brasil tem dimensões continentais. O Rio Grande do Sul já foi, no passado recente, chamado de "O Continente", em célebre obra de Érico Veríssimo, onde é possível compreender a saga do gaúcho: fusão de etnias, o gaúcho sobreviveu ao frio intenso dos pampas, em invernadas quase infinitas. Santa Maria é distante, aproximadamente, 830 quilômetros de Governador Celso Ramos. Santa Maria está no coração do Rio Grande: geograficamente, e hoje, emocionalmente. A tragédia na boate ou danceteria Kiss abreviou a vida de mais de 230 estudantes universitários. Santa Maria é uma cidade universitária. Jovens de todo o Brasil buscam um futuro melhor. Alguns fatores levaram ao incêndio: local fechado; única entrada e saída; materiais errados para o isolamento acústico; fogos de artifícios; superlotação; e atitude equivocada dos seguranças. Some-se a isso a falta de alvarás e outros documentos que são necessários para o funcionamento. O famoso "jeitinho" é também corrupção.



Na Armação 2013-05-09

O que sobrou da Armação da Piedade? A igreja benta em 1745; as ruínas da armação baleeira; e a bica da carioca. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que se preocupou em recuperar as fortalezas de Santa Cruz do Anhatomirim, Santo Antonio de Ratones, e São José da Ponta Grossa parece ter esquecido que no galpão náutico do Condomínio Recanto das Marés existe as ruínas de uma carioca datada de 1739. Se não cuidarmos do nosso patrimônio histórico, as próximas gerações sequer saberão o que Governador Celso Ramos representa para a história do Brasil. É assim que lembro a poesia de Juvêncio de Araújo Figueredo, um dos maiores nomes da literatura catarinense, intitulada "Na Armação":


   

William Wollinger Brenuvida