Local

Chuva forte vai atingir ilhas dos grupos Central e Oriental

A Proteção Civil dos Açores alertou para a previsão de precipitação pontualmente forte em sete das nove ilhas açorianas a partir das 20:00 de hoje e até às 06:00 de sexta-feira.

Chuva forte vai atingir ilhas dos grupos Central e Oriental
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) a precipitação poderá ser pontualmente forte até às 21:00 de hoje e no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) entre as 20:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.

Devido a estas previsões, aquelas sete ilhas açorianas estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro. 

De acordo com o IPMA, esta situação deve-se à passagem de uma superfície frontal oclusa - o encontro entre uma frente fria e uma frente quente - pelos grupos Central e Oriental.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lembra que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados e recomenda, em particular nas zonas mais vulneráveis, medidas de autoproteção para estas situações. 

Assim, aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados. 

A Proteção Civil recomenda ainda a limpeza dos sistemas de drenagem, consolidação de telhados, portas e janelas e que não deve ser despejado lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas. 

Este organismo apela a que se garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas. 

A Proteção Civil desaconselha ainda a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar. Aos automobilistas é recomendada “uma condução defensiva”, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Lusa