Sociedade

Património geológico dos Açores: atracção turística


Usar o património geológico dos Açores como factor de atracção turística é um dos objectivos do Geoparque - afirma o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos.

Património geológico dos Açores: atracção turística

Frederico Cardigos © Foto: Portal do Governo


Para Frederico Cardigos, "o objectivo do Geoparque não é o de conservar o património, mas torná-lo mais apetecível aos olhos dos cidadãos", ou seja, "a classificação de "Geoparque" não se resume à preservação, mas também é uma forma de tornar mais atractivo esse mesmo património".

Os Açores pretendem proporcionar uma autêntica viagem pelo património geológico e o director açoriano do Ambiente explicou à Antena 1 / Açores que a Região é "muitíssimo rica geológicamente, porque possui património com milhões de anos, e outro que, actualmente, está a ser formado".

E, porque o Geoparque deveria ser homogénio, em todo o arquipélago, foi criado o conceito de "geosítio", porque, adianta, "existe uma panóplia de património incrível e muito rico".

Com base em critérios científicos, foram, inicialmente, identificados mais de uma centena de locais com interesse geológico, mas, depois, reduzidos a 57 que vão integrar a candidatura da Região Autónoma dos Açores.

Carlos Tavares / Tânia Martins