Local

Açores: Governo Regional apresentou novo site para a Cultura

O Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, apresentou esta tarde, em Ponta Delgada, o site “Cultura Açores”, a nova designação do domínio do Centro de Conhecimento dos Açores na internet.

Açores: Governo Regional apresentou novo site para a Cultura

© Foto: GaCS


O novo site, que pretende identificar tudo aquilo que à Cultura, relacionada com a acção do Governo dos Açores, diga respeito, foi reformulado e apresenta agora um grafismo mais apelativo e um motor de busca actualizado, de modo a atingir um público mais vasto, do que até agora acontecia, salientou Jorge Bruno.

No endereço http://www.culturacores.azores.gov.pt, segundo afirmou, é possível encontrar conteúdos culturais como um Arquivo de Imagem, uma Biblioteca Digital, Documentação sobre Teatro Popular, a Enciclopédia Açoriana, o Inventário Genealógico, o Inventário do Património Imóvel dos Açores, o Património Arqueológico dos Açores, o Património Baleeiro dos Açores, o Registo Fonográfico dos Açores e o Registo Regional de Bens Culturais.

Na ocasião, o Director Regional da Cultura referiu, que estes conteúdos são dinâmicos, ou seja estarão sempre sujeitos a actualização e a breve trecho serão disponibilizados mais acervos, nomeadamente o “Espólio Joanne Purcel”, o arquivo fotográfico “Foto Pepe”, o “Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores” e as “Genealogias de Carlos Machado”.

Outra das novidades do portal anunciou Jorge Bruno, é a Agenda Cultural dos Açores, que será o canal de difusão de todos os eventos culturais que se realizam nos Açores e que, para além da Direcção Regional da Cultura e dos seus Serviços Periféricos (museus, bibliotecas e arquivos), vai incluir outros promotores culturais, que poderão utilizar este meio para a promoção dos seus eventos culturais.

Nesse sentido, foi estabelecida uma parceria com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores que vai assegurar a informação referente às actividades culturais da iniciativa das autarquias dos Açores, assegurou aquele responsável.

Para o Director Regional da Cultura esta agenda será um “local de encontro” do panorama cultural açoriano, na qual os promotores serão contactados pela Direcção Regional da Cultura com o objectivo de divulgarem os seus eventos, cuja informação, sem quaisquer custos, será disponibilizada na Agenda Cultural dos Açores, a qual estará em permanente actualização.

Fonte: GaCS