Local

Açores: População dos Cedros, na ilha das Flores, contesta provável extinção da freguesia

A população dos Cedros, na ilha das Flores, antecipou-se às propostas de reforma do mapa autárquico no arquipélago dos Açores e promoveu uma petição, entregue no parlamento regional, onde contesta a eventual extinção da freguesia.

Açores: População dos Cedros, na ilha das Flores, contesta provável extinção da freguesia

"Nós sabemos que, caso seja aplicada a proposta de reforma autárquica do Governo da República, seriam extintas no concelho de Santa Cruz das Flores as freguesias dos Cedros e da Caveira", afirmou Paulo Valadão, residente nos Cedros, acrescentando que a população quis demonstrar o seu desagrado em relação a esse cenário.

Paulo Valadão, ex-deputado regional do PCP, afirmou à Lusa que os habitantes da pequena localidade pretendem que a Assembleia Legislativa dos Açores "não permita" a extinção da freguesia dos Cedros, que existe desde o povoamento da ilha das Flores, apelando aos deputados para que "tudo façam" no sentido de se manter a situação "como hoje existe".

Os 87 habitantes que assinaram a petição, que correspondem à quase totalidade dos eleitores inscritos na localidade, pedem também para não serem obrigados a agregar a sua freguesia a outra.

Paulo Valadão desmentiu o argumento de que a extinção de freguesias vai permitir uma poupança no Orçamento de Estado, defendendo que "não é com a redução das freguesias que se vai poupar seja o que for".

A Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa dos Açores está a preparar uma proposta conjunta de extinção e fusão de freguesias no arquipélago que possa ser alternativa à que foi apresentada pelo Governo da República.

(Ricardo Freitas/Antena1 Açores/Lusa)