Local

Assembleia Regional inicia proposta sobre extinção de freguesias nos Açores

Contra a vontade de Carlos César, a Assembleia Regional vai hoje iniciar a elaboração de uma proposta para a extinção de freguesias nos Açores.

Assembleia Regional inicia proposta sobre extinção de freguesias nos Açores

O presidente do Governo entende que é preferível cortar nas remunerações dos autarcas, do que no número de autarquias.

Mas a intenção do Parlamento, neste caso, é evitar que seja o Governo da República a decidir que freguesias deverão ser extintas

O presidente do Governo não concorda, por princípio, com a extinção de freguesias nos Açores.

Mas hoje, a Comissão de Política Geral da Assembleia Regional, vai iniciar a elaboração de uma proposta de reforma da administraçao local na região.

A medida surge na sequência de um projeto aprovadaona passada semana, no Parlamento, da autoria do PS e do CDS/PP.

Neste caso, os socialistas, que até estão em maioria no Parlamento, não estão propriamente em desacordo com Carlos César.

O que pretendem, é que a extinção ou fusão de freguesias não seja deita de forma cega, por parte do Governo da República.

É que, se o modelo proposto por Passos Coelho fosse aplicado nos Açores, sem qualquer alteração, metade das freguesias desapareceriam do arquipélago.

Na reunião de hoje, os deputados vão definir, para já, a metodologia de trabalho com vista à elaboração de uma proposta final, que deverá ser apresentada até abril ou maio deste ano.

O atraso no arranque do projeto de expansão do cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo, será também outro tema em cima da mesa na reunião da Comissão de Política Geral de hoje.

Os deputados vão ouvir o primeiro subscritor de uma petição entregue na Assembleia sobre esta matéria, e apreciar também um projeto de resolução do PPM, que desafia o Governo a agir judicialmente contra a Portugal Telecom.

(Antena1 Açores)