Local

Europa aprova programa de 40 milhões de Euros para projectos de gestão do mar

A União Europeia acaba de aprovar 40 milhões de euros destinados à gestão dos oceanos, mares, zonas costeiras e regiões insulares e ultraperiféricas.

Europa aprova programa de 40 milhões de Euros para projectos de gestão do mar


A eurodeputada Patrão Neves é uma das autoras do Relatório que visa proporcionar um enquadramento estável para o financiamento de um conjunto de projetos e iniciativas a serem colocadas em prática já no proximo ano.

Patrão Neves destacou a importância para os Açores desta política marítima.

"O programa permitiu alocar os necessários financiamentos, para mais um ano de projectos piloto, após o que se espera que possa surgir um programa de gesao integrada dos mares. Este é um grande projecto para toda a união europeia, para países como Portugal e para regiões como a nossa, um programa lançado por Durão Barroso, porque há cada vez mais actividades a decorrer nos mares, e muitas dessas actividades podem ser articuladas para uma melhor gestão do espaço marítimo, para uma potencialização de todas as actividades e para uma economia de custos."

Maria do Céu Patrão Neves relevou a importância do programa de apoio ao aprofundamento da politica marítima integrada, programa que em muito poderá vir a beneficiar os Açores.