Local

PS propõe quatro áreas marinhas de restrição temporária de pesca em Santa Maria

O PS entregou hoje ao Governo dos Açores um memorando que defende a criação de quatro áreas marinhas de restrição de pesca em Santa Maria, numa iniciativa que envolve pescadores profissionais e desportivos e empresas de turismo de mar.

PS propõe quatro áreas marinhas de restrição temporária de pesca em Santa Maria

O memorando entregue à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar defende que esta restrição se prolongue pelo período de dois anos, para permitir a reposição dos 'stocks' de pesca e a promoção do turismo subaquático em Santa Maria.

Os signatários do memorando propõem que a pesca seja restrita na Baixa da Pedrinha, na Baixa da Maia, no Ilhéu da Vila e no Baixo do Ambrósio.

Na Baixa da Pedrinha, situada junta à Praia Formosa, a restrição abrangeria uma área num raio de 150 metros do ponto mais baixo, enquanto na Baixa da Maia a restrição à pesca também se refere a um raio de 150 metros.

O memorando propõe ainda que o Ilhéu da Vila seja integrado na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sudoeste, no Parque Natural da Ilha de Santa Maria, e que num raio de 150 metros apenas seja autorizada a apanha de isco vivo.

Relativamente ao Baixo do Ambrósio, as restrições abrangeriam um raio de 50 metros em redor do ponto mais baixo, onde apenas seria autorizada a pesca de salto e vara.

(Lusa)