Política

Açores: Convenção do PS arranca sexta-feira

O PS/Açores inicia sexta-feira a Convenção ‘Um novo ciclo para vencer novos desafios’, culminando um ano de recolha de contributos da sociedade civil para as bases do programa eleitoral que será apresentado aos açorianos nas eleições regionais de outubro.

Açores: Convenção do PS arranca sexta-feira


“Esta convenção é o culminar de um processo que começou em maio de 2011, durante o qual foram recolhidos os contributos de centenas de pessoas para as bases do programa eleitoral e de governo do PS/Açores”, afirmou Sérgio Ávila, coordenador da convenção, em declarações à Lusa.

A convenção, que vai decorrer até domingo no Pavilhão AçorArena, em Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, encerra o programa de conferências denominado ‘Um novo ciclo para vencer novos desafios’, que os socialistas realizaram ao longo do último ano no arquipélago.

Os contributos recolhidos nestes encontros serão debatidos na convenção, resultando dessa discussão um documento que será entregue no final dos trabalhos a Vasco Cordeiro, candidato do PS/Açores à presidência do Governo Regional.

“Não é ainda um programa de governo, são apenas contributos das pessoas que quiseram participar nesta iniciativa”, frisou Sérgio Ávila.

Os trabalhos da convenção socialista arrancam na sexta-feira à noite com intervenções da investigadora universitária Gilberta Rocha e de Vasco Cordeiro.

No sábado, o programa prevê debates sobre quatro temas centrais, o primeiro dos quais relativo ao desenvolvimento das potencialidades naturais dos Açores, que contará com a participação, entre outros, de Medeiros Ferreira e de Ricardo Serrão Santos, pró-reitor da Universidade dos Açores para os Assuntos do Mar.

A dinamização da criação de emprego é outro dos temas em discussão, contando com a participação, entre outros, de Francisco Pimentel, presidente da UGT/Açores.

Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores, será um dos intervenientes na discussão sobre o aumento da competitividade das exportações regionais, sendo o quarto tema em debate dedicado ao desenvolvimento da região social.

Os trabalhos encerram no domingo com a entrega dos contributos recolhidos para as bases do programa eleitoral dos socialistas nas regionais de outubro e intervenções de Carlos César, presidente do PS/Açores, e de Vasco Cordeiro.