Política

Despesas de doentes açorianos devem ser pagas pelo Governo da República defende a maioria dos partidos (som)

Os cuidados de saúde prestados a doentes açorianos no continente devem ser pagos pelo Serviço Nacional de Saúde, defendem CDS/PP, CDU e PS, em resposta ao repto lançado por Carlos César.

Despesas de doentes açorianos devem ser pagas pelo Governo da República defende a maioria dos partidos (som)
O presidente do Governo Regional dos Açores pediu ao partidos poílticos que se posicionassem relativamente à exigência feita pelo Governo da República  para que a Região pague a alegada dívida de 59 milhões de euros por tratamentos prestados a doentes açorianos no continente.

Em resposta a Carlos César, o PSD Açores não diz sim nem não. Duarte Freitas, líder parlamentar, entende tratar-se de uma questão política e que ambos os governos, regional e nacional, devem entender-se sobre esta questão.

Artur Lima do CDS/PP Açores afirma que não mudou de posição sobre esta matéria por o Governo da República ser agora uma coligação PSD, CDS/PP. O líder dos centristas açorianos mantém que a Região não deve pagar.

Anibal Pires da CDU sustenta que os açorianos tal como todos os doentes do país são utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Também os socialistas consideram inaceitável que o Governo da República queira cobrar tratamentos a doentes açorianos, como refere o líder parlamentar Berto Messias.

Bloco de Esquerda e Partido Popular Monárquico ainda não tomaram posição sobre este assunto.

Notícia Antena Um Açores