Política

PS renova cabeças de lista para as Câmaras Municipais dos Açores

O PS/Açores revelou hoje os nomes dos 19 candidatos às câmaras da região nas autárquicas deste ano, tendo optado por não recandidatar seis dos presidentes em exercício, que ganharam as eleições para os socialistas há quatro anos.

PS renova cabeças de lista para as Câmaras Municipais dos Açores


Assim, em Angra do Heroísmo (ilha Terceira), Vila Nova do Corvo, Horta (Faial), Santa Cruz das Flores, Velas (São Jorge) e Vila Franca do Campo (São Miguel), os candidatos hoje revelados pelo PS/Açores são diferentes dos presidentes em exercício, não havendo qualquer caso de impedimento de recandidatura por acumulação de mandato.

Em Angra do Heroísmo, os socialistas apresentam José Gabriel Álamo de Meneses, 54 anos, professor universitário, que foi secretário regional com a tutela de diversas pastas em governos açorianos de Carlos César.

Na única autarquia do Corvo, o candidato é José Manuel Alves da Silva, 41 anos, coordenador de aeródromo.

Na Horta, o candidato socialista será José Leonardo Goulart Silva, 52 anos, técnico oficial de contas; em Santa Cruz das Flores apresenta-se José Carlos Mendes, 56 anos, bancário; nas Velas o candidato do PS será João Paulo Oliveira, 44 anos, empresário; e em Vila Franca do Campo, tal como já tinha sido anunciado, candidata-se o deputado na Assembleia da República Ricardo Rodrigues.

O PS tem atualmente 12 das 19 câmaras municipais dos Açores, recandidatando os atuais presidentes nas restantes seis: Lagoa, em São Miguel (João Ponte), Lajes do Pico (Roberto Silva), Povoação, São Miguel (Carlos Ávila), Ribeira Grande, São Miguel (Ricardo Silva), Santa Cruz da Graciosa (Manuel Avelar) e Praia da Vitória, Terceira (Roberto Monteiro).

Nas sete autarquias que estão nas mãos do PSD, os candidatos socialistas são: José Contente em Ponta Delgada (ilha de São Miguel, como já tinha sido anunciado), António Vitorino Silveira na Calheta (São Jorge), Luís Carlos Maciel nas Lajes as Flores, Miguel Costa na Madalena (Pico), Carlos Mendonça no Nordeste (São Miguel, como já era conhecido), Mark Silveira em São Roque do Pico e Duarte Moreira em Vila do Porto (Santa Maria).

O líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, citado num comunicado do partido hoje divulgado, considerou que “estas eleições autárquicas são fundamentais porque exigem uma atenção muito especial aos problemas com que hoje os cidadãos estão confrontados", alertando que "as prioridades" devem ser "a criação de emprego e o apoio social" de forma a que, "também ao nível das autarquias locais, os candidatos socialistas assegurem a preocupação de não deixar ninguém para trás”.

"São candidaturas fortes, que conjugam juventude com experiência e que demonstram uma grande vontade de trabalhar para cada um dos municípios, bem como a ambição de fazer das câmaras municipais parceiros ativos e empenhados no desenvolvimento da nossa terra”, assegurou.

Fonte:Lusa