Sociedade

Alunos dos Açores com classificações elevadas a matemática

Os alunos dos Açores, em termos geográficos, conseguiram a pontuação mais elevada na prova de Matemática de acordo com o estudo internacional 'Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) Advanced 2015', cujos resultados foram hoje divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

Alunos dos Açores com classificações elevadas a matemática
O desempenho dos alunos portugueses do 12.º ano a Matemática A é o 5.º melhor num grupo de 10 países  e o 4.º melhor na disciplina de Física entre nove países.

Portugal ficou apenas a três pontos do 3.º melhor classificado, os Estados Unidos.

Em Física os melhores resultados regionais médios encontram-se no litoral continental norte e centro, e na Região Autónoma dos Açores.

As escolas privadas conseguem pontuações médias mais elevadas do que as públicas quer a Matemática A, quer a Física.

O TIMSS, que avalia os desempenhos dos alunos com base nos resultados em provas desenhadas especificamente para o estudo, segue a mesma escala de classificação usada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nos testes PISA: varia entre zero e mil pontos, sendo que os 500 pontos são considerados a média de referência.

Portugal, que participou pela primeira vez em 2015 no TIMSS Advanced, destinado a avaliar os alunos do último ano do ensino secundário, conseguiu uma pontuação média de 482 pontos, 18 pontos abaixo dos 500 que representam o centro da escala, abaixo da Federação Russa e dos Estados Unidos, classificados imediatamente acima com 485 pontos.

Lusa