Sociedade

Governo açoriano anuncia novos investimentos em comunicações


Cada vez mais, as comunicações integram o plano das acessibilidades, com a reivindicação, por parte das populações, de acesso, em igualdade de circunstâncias, a serviços e a novas tecnologias.


Por essa razão, e na ilha de São Jorge, que o Governo açoriano  se encontra em visita estatutária, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, anunciou novos investimentos na área das comunicações, não só para aquela ilha, mas também para a Graciosa, Flores e Santa Maria.

O governante anunciou que serão cerca de 300 mil euros para a instalação de espaços Wireless, acesso gratuito à Internet sem fios, em pontos considerados centrais.

O sistema está em preparação e a novidade é que entrará em funcionamento, já este Verão, nas quatro ilhas.

O sistema será instalado nas praças centrais, nos aeroportos e em espaços de lazer e circulação turística, como, por exemplo, as marinas.

O Governo açoriano prepara ainda uma inovação: José Contente revelou que vão também ser instalados nesses locais painéis interactivos, até ao final de 2009, um investimento que pode rondar os 350 mil euros.

Os painéis vão integrar informação local relevante, de interese geral para os turistas.

O secretário açoriano da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou também uma verba de 100 mil euros, em 2009, para os 11 espaços TIC, de Velas e da Calheta, na ilha de São Jorge.

Carlos Tavares, com enviado especial à ilha São Jorge, António Gil.