Sociedade

RDP-Açores completa 69 anos de existência com a inauguração da Antena 3 /Açores


O Emissor Regional dos Açores da antiga Emissora Nacional foi inaugurado, em Ponta Delgada, no dia 28 de Maio de 1941, completando, agora, 69 anos de existência.
Nas comemorações da efémeride, o facto mais relevante é, sem dúvida, a inauguração das emissões da Antena 3/Açores na 5 cidades da Região.

RDP-Açores completa 69 anos de existência com a inauguração da Antena 3 /Açores

O edifício da Antena 1 Açores em Ponta Delgada


Durante o desenrolar da II Guerra Mundial (1939-1945 ) o país teve necessidade de enviar para os Açores um Corpo Expedicionário, composto por 30 000 homems, com o objectivo de defender o arquipélago.

É com este pano de fundo que se instala na ilha de São Miguel o Emissor Regional dos Açores da Emissora Nacional, e que se integrou no plano de defesa e valorização do arquipélago, situação potenciada pela sua indiscutível posição geo-estratégica que, interessava, não só aos Aliados, como também às potências do Eixo, ou seja, Alemanha, Itália e Japão.

 A Lei nº. 8 de 14 de Fevereiro de 2007, que aprova e procede à reestruturação da concessionária do serviço público de rádio e televisão, apesar de produzir efeitos desde Janeiro do mesmo ano, estabelece que os Estatutos da Empresa passam a consagrar a existência de um Centro Regional, em cada uma das Regiões Autónomas, com a capacidade de produção de programas próprios, respeitando os respectivos limites orçamentais e com competência para a prática de actos de gestão corrente.

Mantiveram-se as duas " marcas " RDP e RTP associadas, respectivamente, para a prestação do serviço público de rádio e de televisão.

As duas áreas de actividade, rádio e televisão, possuem um único director, Pedro Bicudo, mantendo-se como objectivo principal a prestação do serviço público, numa região dispersa e que tem como prioridade a ligação de todos os açorianos, onde quer que morem ou trabalhem, designadamente, no Continente português e nas comunidades dos Estados Unidos da América do Norte, Canadá e Brasil.



Pedro Bicudo elegeu como principais prioridades estruturantes da rádio para o corrente ano de 2010 o arranque da Antena 3 / Açores, no próprio dia de aniversário da Rádio, 28 de Maio, o reforço da interacção da Redacção da Rádio e da Televisão com o portal Multimédia / Açores, a implementação de um Plano de Contingência para a Rádio e Televisão, em casos de catástrofes, que envolva a Protecção Civil e os Bombeiros da Região, o avanço da catalogação do Arquivo Rádio, bem como a melhoria do suporte físico e condições de Arquivo e ainda a instalação do equipamento digital " Dalet ", que consiste num sistema de edição não- linear, composto por um servidor de alta capacidade e de vários postos de edição, o que possibilita, não só a gravação de peças informativas e do respectivo alinhamento para difusão, para além de permitir, no serviço de programas, a utilização de play-lists para emissão.

Carlos Tavares.