Apoio A1: Festas de Lisboa 2011


Publicado: 07h52m, 22 Fev. 2011 | Actualizado: 06h51m, 24 Jun. 2011


FESTAS DE LISBOA'11 ENCERRAM COM CRISTINA BRANCO, CAMANÉ, CARLOS DO CARMO E ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA



Depois de 3 semanas de grande agitação, aproxima-se a última semana das Festas de Lisboa'11, que encerram com um concerto de Fado memorável.
Cristina Branco, Camané, Carlos do Carmo e a Orquestra Metropolitana de Lisboa vão lançar as últimas palavras e as últimas notas das Festas de Lisboa'11 no próximo dia 30 de Junho, às 22h, na Alameda D. Afonso Henriques.
O concerto de encerramento das Festas de Lisboa'11 celebra assim o final da programação que fervilhou na capital, ao longo do mês de Junho, com cultura, marchas e festas, numa homenagem dedicada à nossa protagonista: Lisboa.

Antes de darmos as Festas de Lisboa'11 por encerradas, estão ainda a decorrer na cidade várias iniciativas:

  - Festival Silêncio no Cinema São Jorge com espectáculos, conversas, cinema, poetry reading e lançamentos de livros ao longo de toda a semana (até 25 de Junho)

  - Andar em Festa com Vozes de Parar o Trânsito, a partir do Largo do Carmo (22 e 29 de Junho, às 21h30), Micro Bailes na Rua do Capelão (24 de Junho, das 19h30 às 21h30) e Art'a bordo, programação de teatro nos comboios da linha de Cascais, (23 a 29 de Junho, às 16h e às 19h);

  - Maratona Teatro das Compras, teatro e música nas lojas tradicionais da Baixa de Lisboa (24 de Junho, das 16h30 às 19h e das 21h às 23h30; 25 de Junho, das 10h30 às 13h);

  - Festa do Fado, com Ricardo Rocha na Igreja do Sacramento (23 de Junho, 19h) Mafalda Arnauth e Ricardo Ribeiro no Castelo de S. Jorge (24 e 25 de Junho, 22h), Fados nas Escadinhas do Bairro América, em Santa Engrácia (25 de Junho, às 21h30) e Carla Pires na Esplanada do Museu do Fado (26 de Junho, às 19h) .  Na reta final das Festas de Lisboa, Ana Sofia Carvalheda conversou com o Fadista e programador da Festa do Fado Helder Moutinho...



  - OutJazz no Jardim do Príncipe Real (24 de Junho, às18h) e na Alameda Keil do Amaral (26 de Junho, às 17h)

  - Jazz na Praça, na Praça Paiva Couceiro, com Tricotomia (24 de Junho, às 19h)

  - Dia da Marinha do Tejo a partir do Cais das Colunas (25 de Junho, às 10h)

  - Com'Paço, 4º Festival de Bandas de Lisboa, mostra de música de bandas filarmónicas de todo o país que tocam no Jardim da Estrela, Jardim de São Pedro de Alcântara e Rossio, finalizando com o concerto de Banda de Jovens Músicos Com'Paço 2011 (25 de Junho, no Rossio, às 21h30)

  - Arraial Pride na Praça do Comércio (25 de Junho, das 16h às14h)

  - Alfacinhas, que inaugura o Centro de Artes Culinárias do Mercado de Santa Clara e propõe uma programação transversal, entre culinária, literatura e artes, tudo à volta da alface (28 a 30 de Junho)

  - Cineconchas, com José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes (29 de Junho, às 21h45) e Sete Vidas, de Gabriel Muccino (30 de Junho, 21h45)


*****



Nas Festas de Lisboa'11 há Silêncio, mas também há teatro e música até ao último dia do mês! Esta semana o Tejo está em festa com o Dia da Marinha do Tejo e regressa Com'Paço, 4º Festival de Bandas de Lisboa.


Andar em Festa propõe Teatro a Metro, performances teatrais pelo Metro de Lisboa (até 22 de Junho, às 16h e às 19h) e, a partir do Largo do Carmo, Vozes de Parar o Trânsito, que tem surpreendido transeuntes com um coro (dias 22 e 29 de Junho, às 21h30). Há ainda mais um Micro Baile (24 de Junho, 19h30) que percorre as ruas típicas da cidade com danças e cantorias à mistura.

A Festa do Fado apresenta, no Castelo de S. Jorge, Mafalda Arnauth (24 de Junho, 22h) e Ricardo Ribeiro (25 de Junho, 22h). Ricardo Rocha regressa à Igreja do Sacramento para um último concerto (23 de Junho, 19h) e a Esplanada do Museu do Fado apresenta Carla Pires (26 de Junho, às 19h). Continuam ainda as noites de fado no Chapitô (21 de Junho, às 22h) e na Fábrica Braço de Prata (25 de Junho, às 00h00). O Fado chega ainda às Escadinhas do Bairro América, em Santa Engrácia (25 de Junho, às 21h30).

Continua, ao longo desta semana, o Teatro das Compras (até 25 de Junho) que, na sexta e no sábado, propõe uma verdadeira maratona de compras em que não é preciso gastar um tostão, uma oportunidade para ver todas as peças de teatro e performances musicais desta iniciativa que se desenrola em várias lojas tradicionais da Baixa de Lisboa.

O Festival Silêncio mantém a sua presença no Cinema São Jorge com espectáculos, conversas, cinema, poetry reading e lançamentos de livros ao longo de toda a semana (até 25 de Junho).

Sábado é dia de festa no Tejo que vai estar povoado de velhas embarcações, uma ocasião em que se celebra o Dia da Marinha do Tejo (10h, Cais das Colunas).

Já em terra, Com'Paço, 4º Festival de Bandas de Lisboa, espalha a música de bandas filarmónicas de todo o país (Jardim da Estrela, Jardim de São Pedro de Alcântara e Rossio) e o talento da Banda de Jovens Músicos Com'Paço 2011 (no Rossio, às 21h30).


*****



Pedro Joia
e Ana Sofia Varela, acompanhados pela  Fado  Lisboa Ensemble, foram os convidados da Festa do Fado, no passado sábado dia  18, na Praça D'Armas do Castelo de São Jorge.
Em breve, pode ouvir aqui na Antena1, os melhores momentos desta cumplicidade musical numa edição de Ana Sofia Carvalheda.














*****



A Festa do Fado continua a percorrer os bairros de Lisboa, Ana Sofia Carvalheda dá-lhe algumas sugestões para os próximos dias.....


*****


FESTAS DE LISBOA'11  CONTINUAM A DAR QUE FALAR...




Depois da euforia da noite de Santo António e do Alto do Pina ter saído vencedor das Marchas Populares, as Festas de Lisboa'11 continuam a dar que falar com uma programação cultural pensada para todos os gostos. Hoje estreiam Teatro das Compras e Festival Silêncio.


A programação de Andar em Festa continua com Omnibus, a programação teatral nos autocarros da Carris (termina hoje com programação às 16h e às 19h) e amanhã tem início Teatro a Metro, mais uma peça que vai surpreender os utentes deste transporte público (de 16 a 22 de Junho, às 16h e às 19h). No centro da cidade, Vozes de Parar o Trânsito vão surpreender transeuntes com um coro (hoje, às 21h30, a partir do Largo do Carmo, repete a 22 e 29 de Junho) e Micro Bailes convida todos para uma dança-percurso (17 e 24 de Junho).
A Festa do Fado apresenta, no Castelo de S. Jorge, António Zambujo (17 de Junho, 22h) e no dia seguinte Ana Sofia Varela e Pedro Jóia (18 de Junho, 22h). Ricardo Rocha regressa à Igreja do Sacramento para mais concertos (16 e 23 de Junho, 19h) e a Esplanada do Museu do Fado acolhe Filipa Cardoso (19 de Junho, às 19h). Continuam ainda as noites de fado no Chapitô e na Fábrica Braço de Prata.
Chega hoje à capital a invasão teatral e musical nas lojas tradicionais da Baixa de Lisboa: Teatro das Compras (até 25 de Junho) ocupa, à hora de almoço e à tarde, várias lojas para apresentar performances com humor e boa disposição aos clientes de cada espaço. Nos dias 24 e 25 de Junho, há uma maratona para os que quiserem assistir, do princípio ao fim, a todas as peças.
As Festas de Lisboa'11 apresentam ainda, a partir desta noite, no Cinema São Jorge, o Festival Silêncio, uma iniciativa que se debruça sobre a palavra, a escrita, a música, o cinema e tantas outras artes que se cruzam com a literatura (até 25 de Junho).


*****



Diariamente (de 1 a 30 de Junho às 07:40 e 16:45), Iolanda Ferreira traça-lhe na Antena 1, o roteiro das Festas da Cidade de Lisboa.


*****


Há mais de 2 décadas que a Antena1 segue através da sua reportagem a noite mais festiva das noites de Lisboa. Este ano, Ana Sofia Carvalheda e Armando Carvalheda voltaram à Avenida da Liberdade para contar como foi o desfile das Marchas Populares, que foi antecedido pela apresentação dos Oquestrada.
Miranda
, a vocalista da banda, falou da sensação de uma experiencia irrepetível. Pedro Moreira, responsável pelo desenrolar do desfile, acompanhou a emissão da Antena1 sempre com informações actualizadas...












*****


MARCHA DO ALTO DO PINA É A GRANDE VENCEDORA DAS MARCHAS POPULARES DE LISBOA!




20 Marchas Populares de Lisboa desfilaram dia 12 de Junho na Avenida da Liberdade, tornando a Noite de Santo António na festa mais emocionante da cidade.
O Júri das Marchas Populares de Lisboa 2011 é composto por Pedro Santos Franco (Presidente do Júri), Marco de Camillis (Apreciação de Coreografia), Filipa Malva (Apreciação de Cenografia), Lena Aires (Apreciação do Figurino), Manuel Frias Martins (Apreciação de Letra), Maestro Carlos Ribeiro (Apreciação da Música), João Ricardo Pinto e Heitor Baptista Pato (Apreciação Global) e Rita Matos Oliveira (Representante da EGEAC, E.E.M.).
As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no Pavilhão Atlântico (nos passados dias 4, 5 e 6 de Junho) e na Avenida da Liberdade (12 de Junho) nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.

RESULTADOS MARCHAS POPULARES DE LISBOA 2011

1º lugar: Alto do Pina
2º lugar: Alfama
3º lugar: Madragoa


Classificações finais das Marchas Populares de Lisboa 2011

MARCHA                                          

1ª - Alto do Pina             
2º - Alfama                                 
3º - Madragoa                           
4º - Marvila                             
5º - Castelo                
6º - Bica                
7º - Bairro Alto                    
8º - Beato                             
9º - S. Vicente                              
10º - Graça                                     
11º - Carnide                                 
12º - Campolide                              
13º - Alcântara (ex-aequo)            
13º - Santa Engrácia (ex-aequo)                   
14º - Mouraria                                
15º - Olivais                                 
16º - Penha de França (ex-aequo)
17º - Belém (ex-aequo)                 
18º - Bela Flor                                
19º - Baixa       

Classificações por categoria das Marchas Populares de Lisboa 2011:     
               

Melhor Coreografia: Beato
Melhor Cenografia: Alfama e Castelo
Melhor Figurino: Alfama, Alto do Pina e Mouraria
Melhor Letra: Bairro Alto
Melhor Musicalidade: Bica e Madragoa
Melhor Composição Original: Bica - Rainha de Lisboa
Melhor Desfile da Avenida: Alto do Pina


*****

Domingo, 12 de Junho, a partir das 19h00, a Antena 1 vai estar na Avenida da Liberdade em Lisboa para lhe trazer toda a informação sobre as Marchas Populares.
Reportagem de Armando Carvalhêda.
Produção de  Ana Sofia Carvalhêda.

Foi ao som da Grande Marcha de Lisboa 2011, que Ana Sofia Carvalheda conversou com Pedro Moreira, responsável por toda a operação das marchas de Lisboa, que este domingo  à noite voltam a descer a Avenida da Liberdade.....

*****

Num fim de semana,  para muitos alargado, oiça a sugestão de Ana Sofia Carvalhêda, passeie a pé  pela capital  e oiça fado.
Lisboa está em Festa durante este Mês de Junho... 


*****


Este ano, a abertura do Desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade terá a participação especial dos OqueStrada, apoiantes e empreendedores máximos do associativismo, numa noite de celebração onde a música e os poetas tradicionais portugueses se fundem harmoniosamente com as ruelas de Lisboa e o miradouro suburbano.
Nesta noite tão especial, os OqueStrada festejarão o seu amor pelas sete colinas.



As Marchas Populares são um ícone da cultura popular lisboeta. Máximos expoentes do associativismo da cidade de Lisboa, fomentam desde há 79 anos o diálogo entre as componentes social e cultural. Em 2011, as Marchas Populares aliam-se à Candidatura do Fado (canção de Lisboa) a Património da Humanidade. O Fado dá assim o mote para as exibições no Pavilhão Atlântico e para o desfile da Avenida da Liberdade.
Ao longo de quatro noites, as 22 entidades participantes mostram-se à cidade. As três primeiras apresentações realizam-se no Pavilhão Atlântico, tendo o evento o seu ponto alto na noite de Santo António, a 12 de Junho, com o Desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade.

*****

As Festas de Lisboa'11 chegaram à capital com sardinhas a voar pelos seus recantos e muita programação cultural pelos transportes,  espaços, jardins e ruas da cidade.

Na semana de 6 a 13 de Junho, continua a programação de Andar em Festa com Jazz às Onze nos ascensores da cidade, Fado nos Eléctricos e Micro Bailes, que convidam lisboetas e visitantes da cidade a cantar e dançar pelas suas ruas. No dia 8, as Vozes de Parar o Trânsito vão surpreender os transeuntes com uma performance musical no Largo do Chiado (repete a 15, 22 e 29 noutros locais) e no dia 9, o teatro chega aos autocarros da capital com a programação de Omnibus, que se prolonga até 15 de Junho.
A Festa do Fado invade esta semana a Igreja do Sacramento com um concerto, no dia 9, de Ricardo Rocha (repete a 16 e a 23). O Castelo de S. Jorge apresenta Cuca Roseta & Marco Rodrigues no dia 10 e Fernando Alvim convida Filipa Pais, Gisela João e Hélder Moutinho no dia 11, ambos com a participação de Lisboa Fado Ensemble. Continuam ainda as noites de fado no Chapitô e na Fábrica Braço de Prata.
Para além do Fado, as Festas de Lisboa'11 levam a vários espaços sons quentes de jazz com a programação de Outjazz (10 e 12 de Junho) e Banjazz, espectáculo que será apresentado no Palácio Beau Séjour (10 e 11 de Junho, às 21h15) e memórias de outros tempos com o Tributo a Bandas no Cinema São Jorge (9 de Junho, Bang Bang Roses, Tributo Guns n'Roses e 10 de Junho, Pearl Band, Tributo Pearl Jam).
Após um fim-de-semana de exibições no Pavilhão Atlântico, por onde passaram mais de 17 mil espectadores, as Marchas Populares de Lisboa regressam à Avenida da Liberdade na noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho, com a participação especial dos Oquestrada e de um agrupamento do Reino de Marrocos, seguida dos desfiles das 20 Marchas Populares de Lisboa.

*****



Festa do Fado
- Fado nos Eléctricos - Eléctrico 28

A carreira 28 é porventura a mais conhecida daquelas que os "amarelos da Carris", como lhe chamou o poeta, fazem Lisboa fora. E também, imagine-se, uma das mais frequentadas por quem quer ter da capital uma imagem palpitante de vida povoada de rostos, paisagens e afectos. Parte do Largo do Martim Moniz, no coração da Baixa, sobe à Graça, desce depois até à Sé, bordejando Alfama e espreitando o miradouro de S. Vicente de Fora e lá sobe de novo até ao Largo de Camões, ali junto ao Chiado, para seguir viagem até à Estrela e terminar a sua "corrida" nos Prazeres.

Soa a campainha e começa a viagem. Desta feita é uma viagem diferente, porque a bordo do eléctrico  28 há fado cantado ao vivo.
Ana Sofia Carvalhêda fez este percurso, reviu lugares emblemáticos da capital  e falou com alguns dos protagonistas desta iniciativa das Festas de Lisboa....














*****



Até ao final do mês, Lisboa está em Festa!
Ana Sofia Carvalheda dá-lhe pistas para os próximos 30 dias de festa na capital


*****

Apresentação das Festas de Lisboa 2011

Foi no coração da cidade, no Cinema S. Jorge, que foram apresentadas as linhas mestras das Festas de Lisboa 2011, que contam de novo com o apoio da Antena1.
E havia manjericos e sardinhas por todo o "foyer" da sala. Sardinhas, muitas sardinhas. Havia-as vestidas das mais diferentes maneiras.  Com rendas no lombo, com "patchwork" vestidas, disfarçadas de Severa e até recordando as caricaturas de mestre Bordalo.
Foi neste ambiente que Ana Sofia Carvalhêda falou com Paulo Braga, da EGEAC, entidade que, em nome da Câmara Municipal de Lisboa,  coordena, como sempre, as Festas de Lisboa.

Consulte o programa deste ano.
















--------------------------------------------------------------------


Estão encontradas as 15 Sardinhas
das Festas de Lisboa'11



14 Sardinhas foram seleccionadas pelo Júri do Concurso e  1 foi escolhida através de votação pública  pelos 30.559 fãs do facebook Festas de Lisboa.

O concurso de criatividade lançado pela EGEAC para a criação das sardinhas, que vão integrar a campanha de comunicação das Festas de Lisboa'11, teve uma adesão maciça a nível nacional e internacional.
Das 2080 propostas consideradas a concurso foram pré-seleccionadas 300 sardinhas, de entre as quais o Júri premiou 14.
A 15ª sardinha vencedora foi seleccionada através de uma votação pública que decorreu ao longo de uma semana na página do Facebook Festas de Lisboa'11.
Os 30.559 fãs votaram em 286 sardinhas saindo vencedora, com 1759 votos, a proposta de João Leal Pereira.

Assim, as Sardinhas das Festas de Lisboa'11 são (ex-aequo e por ordem alfabética):

AFID, Fundação AFID Diferença, Ana Isabel Jesus e Paulo Ferraz (Amadora)
Ana Baleia (Alcabideche, Cascais)
Sofia Bragança (Seixal)
Bruno Santos (Caldas da Rainha)
Carolina Fernandes da Silva (Barcelona)
Francisca Silva e Sousa (Costa da Caparica, Almada)
Jaime Ferraz (Lisboa)
Jens Selin (Lisboa)
João Abraúl (Berlim)
João Leal Pereira (Lisboa)
Josep Escalé Casas (Barcelona)
Luís Frasco (Carnaxide, Oeiras)
Nuno Coutinho (Caxias, Oeiras)
Rodolfo Bispo e Sara Paz (Odivelas)
Vasco Gargalo (Vila Franca de Xira)

Júri do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'11:
Carlos Guerreiro (Director Criativo)
Cristina Sampaio (Ilustradora)
Gonçalo Cabral (Director Criativo)
João Paulo Feliciano (Director Artístico)
Jorge Silva (Director Criativo)
Madalena Matoso (Ilustradora)
Rita Castel-Branco (Directora de Comunicação e Imagem da EGEAC)

--------------------------------------------------------------------

Alexandrina dos Reis Florindo
Pereira escreveu a letra e Artur António Jordão Araújo compôs a música da recém-eleita Grande Marcha de Lisboa 2011, "Fado, de Lisboa para o Mundo".



Privilegiando em 2011 o tema "Lisboa" e o sub-tema "Fado, Património da Humanidade", a EGEAC lançou o Concurso para a Grande Marcha de Lisboa 2011 no início do ano e recebeu 32 propostas, mais 12 propostas do que em 2010.
As músicas foram apreciadas pelo júri do Concurso, constituído por Manuela Batalha (Presidente do Júri e Representante da EGEAC), Tó Zé Brito (Apreciação da Música e Representante da Sociedade Portuguesa de Autores, Pedro Barroso (Apreciação da Letra), Ana Sofia Varela e Jorge Fernando (Apreciação Global).
Os autores de "Fado, de Lisboa para o Mundo" recebem um prémio de 3 500 € pela composição, que será interpretada por todas as Marchas participantes nas Marchas Populares no âmbito das Festas de Lisboa'11.

--------------------------------------------------------------------

EGEAC LANÇA
INICIATIVA INÉDITA:
CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'11

Gosta de desafios? E de sardinhas?
Então aceite este  das Festas de Lisboa. Oiça a reportagem de Ana Sofia Carvalhêda.



O conceito da campanha de comunicação das Festas de Lisboa foi desenvolvido pelo atelier Silva! Designers desde 2003 com um elemento gráfico comum: a sardinha.
De 2003 a 2008, as sardinhas foram criadas pelos designers do atelier até que, em 2009 e 2010, surgiu a ideia de convidar ilustradores e artistas plásticos para concretizarem "sardinhas de autor".
Em 2011 chegou finalmente o momento de democratizar as sardinhas. Através do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'11, todos poderão contribuir para a imagem da campanha de comunicação das Festas de Lisboa'11.

O júri do concurso, composto por personalidades de referência na área das artes visuais - André Carrilho, Ilustrador, Carlos Guerreiro, Director Criativo, Gonçalo Cabral, Director Criativo, João Paulo Feliciano, Director Artístico, Jorge Silva, Director Criativo,  Madalena Matoso, Ilustradora - e por Rita Castel-Branco, Directora de Comunicação e Imagem da EGEAC, irá premiar um máximo de 10 sardinhas, adicionando-se a estas 1 sardinha que será premiada através de uma votação pública promovida na página Festas de Lisboa da rede social Facebook.


As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 10 de Março de 2011.
Para mais informações, consulte o regulamento e os links:

www.festasdelisboa.com
Facebook Festas de Lisboa







 
+ Apoios:

BLOGUES Antena 1:

Este Sábado
Violência Doméstica
Os dias da rádio

RSS\Apoios
Para ser o primeiro a saber: Subscrever!
Apoio A1: Carla Pires em Digressão!
Apoio A1: Carla Pires em Digressão!
Passatempo Grite Golo Com a TAP na Antena1
Passatempo "Grite Golo Com a TAP na Antena1"
Filmes A1: Ciclo Ozu
Filmes A1: Ciclo Ozu
Disco A1: Vanessa da Mata Segue o Som
Disco A1: Vanessa da Mata "Segue o Som"
Apoio A1: Festival Andanças 2014
Apoio A1: Festival Andanças 2014

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Ago. 01
Com~Tradição na Antena1!
Ago. 01
Gala Solidária "The Voice - Pirilampo Mágico"
Jul. 30
"Vozes da Lusofonia" com Joana Espadinha!
Jul. 25
Ana Moura: "Desfado" distinguido nos Prémios Amália 2014
Jul. 24
Esta semana no "Esplendor de Portugal"...
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009