Ouvir
Viva a Música
Em Direto
Viva a Música (Repetição)

Os Dias da Rádio

Amadeu Magalhães no "Viva a Música"

|

Amadeu Magalhães no Viva a Música

Como era de esperar, a apresentação do multi-instrumentista Amadeu Magalhães no Palco da Rádio foi acolhida de forma calorosa.
Ao convidar este instrumentista para o Viva a Música, Armando Carvalhêda quis partilhar com todos o prazer de ouvir ao vivo “O cavaquinho do Amadeu”, um disco editado recentemente. Foram momentos de grandes músicas, acreditem



Videos de Carlos Jorge Antunes







Amadeu Magalhães

Inicia a sua actividade musical numa banda filarmónica local como clarinetista.
Em 1988, estudante em Coimbra, integra o GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra), aprendendo a tocar, como autodidacta, os mais variados instrumentos tradicionais portugueses.
Em 1990 integra o grupo Realejo, do qual é o responsável musical, até hoje. É músico acompanhante de Dulce Pontes desde 2004 e também flautista do grupo Ars Musicae, grupo de música medieval e renascentista.
Trabalhou com vários Artistas entre os quais: Né Ladeiras, Fausto, Anabela, Paulo Bragança e Quadrilha. É professor de instrumentos tradicionais na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e no GEFAC, em Coimbra, desde 1994. Grava o primeiro disco a solo para a AC Museu Cavaquinho em 2015.
A AC MUSEU CAVAQUINHO — cuja figura central e Presidente da Direcção é o músico Júlio Pereira, principal responsável pelo renascimento e reactualização do instrumento — foi constituída em Julho de 2013 e tem como fim documentar, preservar e promover a história e a prática do cavaquinho.
Desde então a Associação tem trabalhado nos bastidores, criando as condições necessárias à investigação do instrumento, através das ligações com músicos, construtores, musicólogos, historiadores, etno-musicólogos e antropólogos e celebrando protocolos com as comunidades académica e associativa, Municípios e também com a Direcção Geral do Património Cultural. Tem vindo igualmente a inventariar construtores, músicos e grupos de Cavaquinho. Ainda sem edifício próprio, a Associação vai mostrando o desenvolvimento do seu trabalho no seu site oficial: www.cavaquinhos.pt onde podemos encontrar cerca de 140 modelos de Cavaquinhos portugueses, várias páginas didácticas e galerias de imagens e vídeos além da história deste instrumento em Portugal Continental, na Madeira e Açores, Havai, Brasil, Cabo verde e Indonésia.

*****

VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua.



Próximos programas:

01 Out – José Cid
08 Out – Seiva
15 Out – Lura
22 Out – Luisa Rocha
29 Out – Isabel Silvestre


Viva a Música
Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo. O programa desenrola-se no Teatro da Luz, em frente ao Colégio Militar, em Lisboa, todas as Quinta-feiras*, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda. Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.

5ª feira às 15h (Repetição aos Domingos às 14:07)

Facebook
Para ouvir outras edições do Viva a Música
Para ouvir em direto