Ouvir
Entrevista Antena 1 / Jornal de Negócios - Uma Conversa Capital
Em Direto
Entrevista Antena 1 / Jornal de Negócios - Uma Conversa Capital

Discos

Amália – As Vozes do Fado

Edição a 17 de julho

|

Amália – As Vozes do Fado

"Amália: As Vozes do Fado" acaba de chegar ao mercado e já está a ser um enorme sucesso. O disco entrou diretamente para o número 1 de vendas em Portugal e encabeça também a tabela de vendas em formato digital.

Diário de Notícias, Público e Visão foram apenas alguns dos órgãos de informação que teceram já elogios rasgados ao disco.

"É um disco para guardar, um disco histórico. Disso ninguém terá dúvidas." Expresso

"Escolher o ponto alto de um disco assim não é sequer tarefa recomendável." Diário de Notícias

"Amália - As Vozes do Fado faz-se também dessa imagem - que Amália sobreviva, cantada por quem sabe que não é nas imitações que a sua memória se ilumina" 4**** Público

*****

Gravação do disco "Amália: As vozes do fado"




Ruben Alves




Ana Moura




Ricardo Ribeiro




Gisela João



Camané




António Zambujo




Celeste Rodrigues




Carminho




Carminho e Caetano Veloso




Ana Moura e Bonga




Ricardo Ribeiro e Javier Limon




Gisela João e Camané


"Amália: As Vozes do Fado" é o disco que reúne Ana Moura, António Zambujo, Carminho, Camané, Gisela João, Ricardo Ribeiro e Celeste Rodrigues numa homenagem ímpar a Amália Rodrigues. O disco, que terá data de edição a 17 de julho, inclui ainda as participações excecionais de Bonga, Caetano Veloso, Mayra Andrade e Javier Limón.
Caetano Veloso canta com Carminho "Naufrágio", Bonga aparece num dueto inesperado com Ana Moura em "Valentim", com produção assinada por Branko dos Buraka Som Sistema, Mayra Andrade e António Zambujo cantam juntos "Lisboa Não Sejas Francesa" e Javier Limón acentua as referências do flamengo no fado "Maria La Portuguesa", cantado por Ricardo Ribeiro. Há ainda o dueto de Gisela João e Camané em "Meu Amor, Meu Amor".
"Amália: As Vozes do Fado" partiu de um projeto proposto pela Universal Music França a Ruben Alves, autor do filma "A Gaiola Dourada". A produção deste disco serviu como base de partida para um documentário sobre o Fado, assinado por Ruben Alves e Christophe Fonseca, com estreia prevista em televisão no final de 2015.
A este projeto, o realizador luso-francês chamou ainda Vhils (Alexandre Farto), o qual desenvolveu, pela primeira vez na sua carreira, um trabalho em calçada portuguesa e, com a ajuda dos calceteiros de Lisboa, desenhou a cara de Amália Rodrigues. Esta foi a imagem escolhida para a capa do disco e pode ser vista a partir de ontem na Rua de São Tomé, em Lisboa.

"Amália: As Vozes do Fado" terá edição em Portugal em dois formatos: a edição standard (física e digital) e a edição com livro de capa rija, esta em exclusivo na Fnac.
O disco está ainda disponível em pré-venda no itunes, onde poderão ser ouvidos 90 segundos de cada uma das faixas.






Alinhamento:

01 Com que Voz 03:37 Carminho
02 Grito 04:43 Ricardo Ribeiro
03 Maldiçao 05:00 Ana Moura
04 Abandono 04:31 Camané
05 Medo 03:16 Gisela Joao
06 Estranha Forma de Vida 02:59 Antonio Zambujo
07 Instrumental 02:24 Angelo Freire
08 Lisboa Nao Sejas Francesa 03:47 António Zambujo com Mayra Andrade
09 Valentim 03:16 Ana Moura com Bonga
10 Meu Amor Meu Amor 05:22 Camane com Gisela Joao
11 Maria La Portuguesa 04:40 Ricardo Ribeiro com Javier Limon feat Nino De Los Reis
12 Naufrágio 03:24 Carminho com Caetano Veloso
13 Faz me Pena 02:40 Celeste Rodrigues

 
"Amália - As Vozes do Fado"
conta com as participações excecionais de Caetano Veloso, Mayra Andrade, Bonga e Celeste Rodrigues, estando ainda algumas outras colaborações por confirmar.
"Grito", "Abandono", "Meu Amor, Meu Amor", "Lisboa Não Sejas Francesa" são alguns dos temas que já foram gravados, processo que tem estado a ser documentado por Ruben Alves para um documentário sobre o Fado, cuja estreia se prevê em televisão no final de 2015.
"Amália, ao longo da sua carreira, deu o seu coração ao povo português. E, com a sua voz, transmitiu pelo mundo fora a alma portuguesa, com toda a sua complexidade e beleza", explica Ruben Alves. "Este disco tem como objectivo tocar todas as pessoas que gostam de música, mesmo os que ainda não tenham sido tocados pelo Fado."
Vhils (Alexandre Farto) foi desafiado a desenvolver o rosto de Amália na cidade de Lisboa, projeto que resultou na imagem de capa deste disco.


Apresentação do CD "Amália - As Vozes do Fado"










Rua de São Tomé, painel Vhils