Ouvir
Emissão Especial Antena 1
Em Direto
Emissão Especial Antena 1 Especial Carlos do Carmo 80 anos

Os Dias da Rádio

Vou Ali Já Venho (Agosto 18)

|

Vou Ali Já Venho (Agosto 18)

Online:
Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho

No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar. 
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.

Com Rui Gomes.

Março | Abril Maio | Junho Julho | Agosto | Setembro |Outubro | Novembro | Dezembro


Dia 31 - Roteiro Renascer

O Roteiro Renascer é da autoria de Paulo Fernandes. O presidente da Câmara do Fundão sugere um roteiro pelo seu concelho com destaque para a Serra da Gardunha.

 



Dia 30 - Foz do Cobrão

Foz do Cobrão é uma aldeia de xisto no concelho de Vila Velha de Ródão e está no sopé da Serra das Talhadas. Próximo ficam as Portas de Almourão.

 



 

Dia 29 - Sarzedas

Sarzedas faz parte da rede das Aldeias de Xisto. Algumas habitações foram caiadas de branco e os vestígios do xisto são poucos. No presente o património que mais se destaca é o religioso.

 



 

Dia 28 - Figueira

Figueira é uma pequena aldeia fortaleza e mantém os traços genuínos do casario de de xisto. Está quase toda em estado bruto com poucos vestígios de modernidade.

 



 

Dia 27 - Álvaro

Álvaro é uma aldeia de xisto que foi fustigada pelos incêndios do ano passado. Tenta agora renascer como o esqueleto de um capitão que podemos ver numa igreja.

 



 




Dia 24 - Roteiro Renascer no concelho de Mangualde

João Azevedo, presidente da Câmara de Mangualde sugere um roteiro pelo seu concelho com destaque para Feira dos Santos e património histórico e religioso.

 



Dia 23 - Chafariz dos canos em Torres Vedra

Um dos monumentos mais fotografados em Torres Vedras é o Chafariz dos Canos. Foi construído no século XIV e está classificado como Monumento Nacional.






Dia 22 - Centro histórico de Nisa

Nisa é muito conhecida pelo seu artesanato mas também tem três monumentos nacionais. O castelo da Amieira do Tejo, a anta de S. Gens e a muralha de Nisa.

 ~




Dia 21 - Rota da Água da Graciosa

Na Graciosa dizem na brincadeira que na ilha há mais vinho do que água. A brincadeira tem a ver com a boa qualidade do vinho e a escassez de água potável.






Dia 20 - Tapada Grande

A praia fluvial da Tapada Grande está inserida no Parque Natural do Vale do Guadiana e é um refúgio para o calor do Alentejo nesta região de Mértola.
  



  
Dia 17 - Roteiro Renascer no concelho de Arganil

O Roteiro Renascer é no concelho de Arganil. A proposta incide em praias fluviais, rios e aldeias de xisto. A oferta é grande. O difícil é escolher.  



Dia 16 - Poça Simão Dias

É Brutal!. É o comentário mais frequente sobre a Poça de Simão Dias na ilha de S. Jorge. É uma piscina natural e o comentário é certeiro porque a sensação é mesmo essa.  

 



Dia 15 - Sangemil

Sangemil é um segredo por descobrir. É conhecida pelas termas e tem um enquadramento natural muito bonito com o rio Dão a atravessar um pequeno vale com encostas íngremes.  






Dia 14 - Foz de Alge, Ana de Aviz e S. Simão

Um excelente património natural no concelho de Figueiró dos Vinhos com fugas a praias fluviais e contemplar paisagens únicas do Zêzere e da Ribeira de Alge.  

 


   

Dia 13 - Dornes

Dornes é uma pérola do Rio Zêzere. É conhecida pela sua beleza natural.  A 15 de Agosto revela uma outra marca da sua história: a riqueza cultural e religiosa.
 


  


Dia 10 - Roteiro Renascer – Tomás Correia sugere concelho de Pedrógão Grande

O Roteiro Renascer é uma sugestão de Tomás Correia, presidente da Assembleia Municipal de Pedrógão Grande e da Associação Mutualista Montepio.

 



 

Dia 9 - Museu dos Fósforos

O Museu dos Fósforos em Tomar tem a maior coleção da Europa, cerca de 80 mil objectos. A coleção revela quase dois séculos de história e de histórias aos quadradinhos. Em caixas ou carteiras.

 



 

Dia 8 - Museu do Relógio

O Museu do Relógio em Serpa tem em exposição dois mil relógios e pertencem a uma coleção privada iniciada por António Tavares de Almeida.

 



 

Dia 7 - Sino de Coruche

Está no Museu de Coruche o sino mais antigo de Portugal. É do século XIII, foi encontrado numa cripta e através de um trabalho cientifico foi possível reconstituir o som original.

 



 

Dia 6 - Cripta de Alcácer

É uma admirável viagem no tempo. Andamos 27 séculos. Através de objectos arqueológicos e das próprias estruturas de casas, muros e calçadas recuamos à Idade do Ferro