Ouvir
Encontros Imediatos
Em Direto
Encontros Imediatos Um programa de João Gobern e Margarida Pinto Correia
Na Universidade da Beira Interior, um grupo de investigadores está a desenvolver um projecto para monitorizar multidões nas redes sociais.
2019-07-16
Uma equipa de investigação da Universidade do Porto está a estudar pares de gémeos, de forma a perceber de que forma o ambiente exterior ou no útero pode afectá-los no seu desenvolvimento.
2019-07-16
Um investigador português que trabalha na Universidade de Leiden, na Holanda, está a tentar perceber melhor as razões que levam os cientistas a afastar-se da comunicação de ciência. O objectivo é adoptar modelos que premeiem esse trabalho de contacto com
2019-07-16
Com as uvas faz-se vinho. E com o resto do cacho? Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes estão a desenvolver um creme anti-rugas à base do engaço da uva.
2019-07-16
Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro estuda buracos negros com cabelo. Exactamente, buracos negros com cabelo, um modelo de buracos negros diferente daquele que está previsto na teoria da relatividade geral.
2019-07-16
Um grupo de investigadores da Universidade dos Açores está interessado em perceber o nível de invasão de uma determinada espécie de algas naquele arquipélago. Outro dos seus objectivos é conseguir descobrir aplicações destas algas na indústria.
2019-07-16
Um investigador da Universidade do Minho publicou recentemente um livro sobre química, chamando a atenção para as ligações entre as ciências exactas e as ciências naturais.
2019-07-16
Investigadoras da Universidade Nova de Lisboa decidiram pedir ajuda aos escritores para perceber mais sobre a distribuição e a abundância das aves selvagens no território nacional ao longo do tempo. Do levantamento que fizeram em textos de ficção dos séc
2019-07-16
Um grupo de investigadores da Universidade do Porto desenvolveu um projecto sobre os efeitos da prática do futebol em crianças obesas e os resultados foram bastante promissores.
2019-07-16
As obras de arte sofrem processos de degradação, muitas vezes causados por microorganismos. Um grupo de investigadores da Universidade de Évora desenvolveu técnicas de análise destes microorganismos, para ajudar na recuperação e conservação do património
2019-07-16