Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite Luís Caetano

Argumentos de Óperas, Obra


Die Vögel

ópera em dois atos

LibretoWalter Braunfels baseada na na comédia com o mesmo nome de Aristófanes.

Estreia1920

Antecedentes e resumoA 30 de Janeiro de 1933, enquanto o mundo ocidental ainda procurava uma solução para a grande depressão de 29, os alemães elegiam para seu chanceler Adolf Hitler.

Nesse mesmo ano, Walter Braunfels, o director da Academia de Música de Colónia, era demitido do seu posto pelo simples facto de ter ascendência judia. Mais tarde, também a sua música seria proibida no terceiro "Reich".

Braunfels, um católico praticante, cuja ascendência judia se resumia a uma avó, era afastado das suas funções sob o pretexto da pureza do sangue, que vinha reforçar um ódio já antigo. Cerca de dez anos antes, Braunfels recusara compor um hino para o então emergente movimento nacional socialista.

Havia ainda outro motivo: na ânsia de controlar as ideias, a propaganda nazi concentrava-se na adoração de certos criadores do passado que servissem de modelo e inspiração à grande nação ariana. Wagner era o herói escolhido para a música. Ora, sendo o estilo musical de Braunfels uma síntese entre Wagner e Richard Strauss, este degenerado tornava-se numa afronta para os ideais estéticos do terceiro Reich.

A ópera "Os Pássaros" é um exemplo dessa síntese musical entre Wagner e Richard Strauss.

Estreada em 1920, "Os Pássaros" baseia-se na comédia com o mesmo nome de Aristófanes. Conta a história de dois homens: o Boa Esperança; e o Amigo Fiel. Boa Esperança lamenta-se por ser mal tratado pelas mulheres. Amigo Fiel critica a decadência da arte. Os dois encontram refúgio num mundo de fantasia - o mundo dos pássaros.

Os dois homens pressionam os pássaros a construir uma fortaleza, de maneira a controlarem o fumo que resulta dos sacrifícios oferecidos pelos homens, para alimentar o ego dos deuses. As divindades terão que pagar pesados impostos para poderem receber o precioso fumo.

Tudo isto deixa Zeus furioso que destrói a fortaleza com uma violenta tempestade, forçando os dois homens a voltar para a civilização.

Mas nem tudo foi em vão: Boa Esperança recebeu um beijo de uma rouxinol - um pequeno momento intimo que mudou por completo a sua maneira de ser. Boa Esperança volta a acreditar nas mulheres.