Ouvir
Cascais Jazz Club
Em Direto
Cascais Jazz Club TRANSMISSÃO DIRETA

Argumentos de Óperas, Obra


Étoile

Oratória

Antecedentes Se a palavra "charme" caracteriza bem o estilo de Emmanuel Chabrie, esta sua primeira ópera foi inicialmente acusada de ser muito complicada para aquilo que se esperaria de uma ópera bufa. Foi acusada de Wagneriana por Henri Duparc que a comparou aos Mestres Cantores de Nuremberga. A realidade é que quer coro, quer orquestra contam com partes cuja preparação propõe um verdadeiro desafio aos músicos.

Na altura da sua estreia, a ópera contou com 40 representações no Théâtre des Bouffes Parisiens o que mesmo assim ficou aquém das expectativas de Emmanuel Chabrier que tinha como referencia os números verdadeiramente espantosos das recitas das operetas de Offenbach. Desde então, Étoile só voltaria aos palcos em 1941.

ResumoI Acto

O Rei Ouf vagueia pela sua cidade disfarçado, à procura de um assunto para tratar como prenda de aniversário pelo eu 40º aniversário. O embaixador Herisson, o Porco-Espinho, e a sua mulher Aloé chegam com a sua secretária Tapioca e Laoula, a filha do monarca do país vizinho. Viajam incógnitos e a princesa faz-se passar por mulher de Herisson. A sua missão, da qual Laoula não sabe nada, é apresentá-la e casá-la com Ouf que se apaixona à primeira vista. Contudo as coisas começam a correr mal quando Laoula se apaixona por um vendedor ambulante de nome Lazuli. Repreendido por ter seduzido Laoula, Lazuli insulta o monarca disfarçado e torna-se num potencial candidato à morte por empalamento. Entretanto o rei Ouf é avisado pelo seu astrólogo Siroco que o seu destino está intimamente ligado com o do vendedor ambulante; as estrelas predizem que ambos morrerão num espaço de 24 horas. Ora, esta premunição faz com que o rei mude de ideias e Lazuli é escoltado com honras até ao palácio real.

II Acto

No palácio real, Lazúli leva uma vida de regalias e de luxos que nunca sonhou, acontece que essa vida começa a maçá-lo, ansiando por Laoula. Entretanto o rei Ouf continua sem saber qual a verdadeira identidade dos visitantes e uma vez apaixonado por Laoula, planeia prender o seu suposto marido, Herisson. Neste impasse Laoula encontra-se finalmente com Lazuli e ambos decidem partir. Ao saber disto, Herisson que conseguiu escapar à prisão decretada pelo rei Ouf, manda perseguir e matar o vendedor ambulante. Ouve-se um tiroteio e quando Laoula é vista regressar sem Lazuli, o rei Ouf, lembrando-se da premonição das estrelas, começa a temer pela sua morte eminente.


III Acto

Na realidade Lazúli conseguiu escapar ileso à tentativa de assassinato e quando volta ao palácio real ouve uma conversa entre Ouf, Siroco e Herisson que discutem a situação. Assim, Lazúli resolve ir ter com Laoula para lhe contar tudo o que ouviu e ambos planeiam novamente uma fuga. De volta á sala do rei, Ouf e Sirocco desesperados com a morte eminente do monarca, decidem alimentar o espírito com o licor chartreuse. Decidem que o mais certo a fazer é apressarem o casamento de Ouf com Laoula e é desta maneira que vão surpreender a jovem princesa com Lazúli. Então Sirocco fala de uma segunda premonição das estrelas que diz que o rei está condenado a morrer caso não arranje um herdeiro antes dos 40 anos e isso vai acontecer quando se ouvirem as cinco horas. Torna-se assim imperioso arranjar esse herdeiro, para bem do reino, e, por isso, acedem em libertar Laoula dos seus deveres esponsais nomeando Lazúli como o herdeiro arranjado à pressa. Ouvem-se as cinco da tarde e Ouf acaba por sobreviver para alegria geral, mas ficando no seu espírito a dúvida sobre as premonições do astrólogo Siroco.