Ouvir
Nocturno
Em Direto
Nocturno André Pinto

Argumentos de Óperas, Obra


As Estações

Oratória em quatro partes

Libreto
Van Swieten, segundo um poema de James Thomson traduzido por Brockes

Antecedentes
Composta entre 1799 e 1801, As Estações foram interpretadas pela primeira vez numa sessão privada realizada no palácio de Schwarzenberg, em Viena, no dia 24 de Abril de 1801. A primeira apresentação pública deu-se no dia 29 de Maio desse mesmo ano, no famoso Burgtheater.

O sucesso de A Criação tinha incitado Haydn e Van Swieten a tentar uma nova experiencia da oratória alemã. O libertista não foi genialmente inspirado. O seu texto é um encadeamento de quatro poemas e cantatas cujo carácter descritivo foi qualificado de "vulgaridade à francesa" pelo compositor, pouco satisfeito com este libreto. A unidade, a ostentação e o interesse dramático são obra de Haydn. A sua esplêndida partitura, tão ou mais conseguida que A Criação parece ter-lhe dado bastante que fazer, sobretudo para um compositor que já não sendo jovem começava a evidenciar problemas de saúde. Esta grande obra é um somatório da sua habilidade e da sua experiencia musical e espiritual. O seu encanto reside fundamentalmente numa hábil aliança de temas populares e de escrita erudita, com uma profusão extraordinária de ideias melódicas, de reminiscências campestres, de alusões pitorescas: canções tradicionais, coro de pastores e de fiandeiras representando a cultura popular, enquanto que a cultura erudita resplandece em grandes frescos corais pré-românticos, a fuga final de A Primavera, a divertida fuga dos vindimadores no Outono (meio ébrios, falham as entradas) ou a grande fuga final no Inverno, uma das mais belas páginas de toda a obra de Haydn. A sublime cavatina de Lukas no Verão e a canção de Hanne, que lembra Papageno, no Inverno, ou ainda as grandes peças descritivas pré-românticas (nascer do sol e tempestade no Verão, hino ao trabalho, caça e vindima no Outono) são páginas inesquecíveis. Na cena da Caça, Haydn tem a feliz ideia de utilizar fanfarras austríacas e francesas autênticas. Foi igualmente bem inspirado ao escolher o tema do segundo andamento da sua sinfonia no. 94 A Surpresa sob a forma de ária que canta e assobia o trabalhador da Primavera, o que provocou uma desavença momentânea com Van Swieten, obstinadamente preso à ideia de se introduzir uma ária de ópera da moda.

Na ultima oratória de Haydn, cada uma das quatro estações é então descrita com imagens da natureza e acções humanas que lhes estão associadas. Os solistas encarnam três camponeses, Hanne, Lukas, Simon, que vivem, através de falsa ingenuidade simplória de Haydn, o desenvolvimento das quatro estações, nas quatro partes sucessivas da obra, cada uma delas precedida de uma introdução sinfónica.

A oratória As Estações é o coroamento da carreira de Haydn, assim como um olhar sobre o conjunto da sua obra. Ao mesmo tempo pertence totalmente ao século XIX. É para muitos a primeira grande obra-prima do século.