Ouvir
Notícias
Em Direto
Notícias

Argumentos de Óperas, Obra


O Ridículo Príncipe Jodelet

Ópera em cinco atos

Antecedentes"O Ridículo Príncipe Jodelet" é, segundo os especialistas, uma das obras mais estranhas de Reinhard Keiser. Uma comédia que vive da reciclagem de árias de outros compositores de ópera séria italiana - das 17 árias em italiano, só uma parece ser da autoria de Keiser. De facto, "O Ridículo Príncipe Jodelet", não será uma das obras mais espectaculares deste compositor, no entanto o papel de Jodelet é tido como uma extraordinária caricatura musical, onde se evidencia uma enorme influência de Telemann.

ResumoFrederico, o príncipe regente da Sicília, foge dos soldados de D. Fernando, o rei de Nápoles. Durante um torneio, Frederico feriu mortalmente o irmão de Isabel, a princesa de Salermo, e por isso, D. Fernando ordenara aos seus homens que o capturassem. Durante a fuga, e com a intenção de ludibriarem os soldados do rei de Nápoles, Frederico e Octavius, seu amigo, desfazem-se das suas vestes de nobres e deixam-nas no bosque. Ora, quem passava nessa altura no bosque era Jodelet e o seu amigo Nicolo. Ao depararem-se com as várias peças de roupa decidem disfarçar-se. Jodelet fará passar-se por príncipe e Nicolo será o seu criado. É claro que assim que acabam de se mascarar, surgem os soldados que os tomam pelos fugitivos e levam-nos presos.

Durante a fuga, Frederico e Octavius desfizeram-se das suas vestes de nobres e deixaram-nas no bosque. Entretanto Jodelet e Nicolo ao depararem-se com as várias peças de roupa decidiram disfarçar-se sendo imediatamente capturados pelos soldados do rei de Nápoles que os tomaram pelos fugitivos e levaram-nos presos.

Agora, perante a corte napolitana, Jodelet continua a sua farsa e faz-se passar por Frederico. Tudo isto perante o verdadeiro príncipe que se encontra no meio multidão e que se faz passar por um homem simples de nome Leonhardt. Nesta cena destacam-se outras duas personagens: Laura, filha do rei de Nápoles e amante de Frederico, e Erminde, uma jovem cortesã cujo passatempo favorito é importunar Jodelet e Nicolo. A chegada do irmão de Frederico, Eduardo, precipita todo um desfecho onde Jodelet e Frederico são desmascarados. Fernando, rei de Nápoles, autoriza o casamento de Laura e Frederico, e Isabela, que até à data estivera apaixonado por Frederico, casa-se com Eduardo.