Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Argumentos de Óperas, Obra


A Viúva Alegre

Ópera em três atos

Estreia
Viena 1905

Antecedentes e resumo
O libreto de A Viúva Alegre proporcionou a Franz Lehár o seu primeiro grande sucesso internacional e ao mundo, a opereta mais rentável da história do espectáculo. Desde a sua estreia que A Viúva Alegre conquistou imediatamente os palcos tornando-se parte do repertório permanente de muitos teatros de ópera em todo o mundo - associada sobretudo a ambientes festivos.A acção ocorre na embaixada pontevedriana em Paris, em 1905. No primeiro acto, o Barão Mirko Zeta (barítono) incita os seus convidados para fazerem um brinde ao chefe de estado pontevedriano, ausente. Enquanto isso, a esposa do Barão Zeta, Vallencienne (soprano), conversa com Camille de Rosillon, um jovem adido por quem ela está apaixonada. Camille (tenor) declara a seriedade do seu amor por Valencienne e escreve no leque de plumas da jovem, as palavras "eu amo-te". Embora ela deseje retribuir seu afecto, ela recorda-lhe que é uma esposa respeitável.

Esquecido por sua esposa, o Barão Zeta está apenas preocupado com Hanna Glawari ‹viúva do homem mais rico de Pontevedra. Não convém que ela se case com um estrangeiro durante sua residência provisória em Paris, uma vez que isso significaria um desastre financeiro para o minúsculo país. Hanna Galwari é soprano.

O Barão Zeta dá as boas vindas à temperamental Hanna, que está bem ciente do interesse do barão no seu dinheiro e tranquiliza-o, dizendo que ela ainda é pontevedriana de coração. Vários homens confessam estarem atraídos pelo seu encanto e ela condu-los para a sala ao lado, onde decorrem as festividades.
O próximo a chegar é o Conde Danilo Danilovich (outro tenor). Danilo declara que após um duro dia de trabalho pelo interesse da sua pátria, ele nada mais desejará que uma noite no Maxim's, um cabaré local. Parecendo hesitar perante a menção de Hanna, que evidentemente ele conhece, fica logo à vontade quando ela chega. Rapidamente nos apercebemos que ela e Danilo já foram apaixonados e que o tio de Danilo proibiu o casamento. Danilo jura agora que se lhe declarar o seu amor, Hanna entenderá isso como uma manobra para ele ficar com o seu dinheiro.

Tendo visto Danilo e Hanna juntos, o Barão Zeta conta a Danilo que é seu dever patriótico casar-se com Hanna, pois ela está cercada por pretendentes e isso põe em risco o tesouro público nacional.

A próxima dança é anunciada e todos os homens esperam que Hanna os escolha para dançar. Hanna está inclinada a chamar Danilo, que primeiro alega não saber dançar e propõe vender a sua vez como par de Hanna por 10.000 Francos, para serem doados para obras de caridade. A menção de tal soma afugenta todos os outros homens. Sozinho com Hanna, Danilo oferece-se então para dançar com ela, mas ela recusa, e ele acaba a dançar