Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Argumentos de Óperas, Obra


Don Giovanni

Ópera em dois atos

LibretoLorenzo da Ponte a partir de Tirso de Molina, Molière, Bertati e Goldoni.

Estreia29 de Outubro de 1787, Teatro Nacional de Praga

Antecedentes e resumoA Ópera começa em Sevilha, no séculoXVII. No alpendre do palácio do Comendador, à noite, Don Giovanni, que tinha tentado violar Dona Anna, mata o pai desta, nada mais nada menos que o próprio Comendador, e foge sem ser reconhecido. Don Ottavio, noivo de Dona Ana, jura proteger e vingá-la.

Pronto para uma nova aventura, dá de caras com Dona Elvira que acabara de abandonar. Livra-se dela confiando-a ao seu criado de quarto, Leoporello, que lhe oferece o catalogo das conquistas do seu senhor... Eis que passa por eles uma boda camponesa. Don Giovanni não perde tempo e tenta seduzir a noiva, Zerlina, salva por pouco por Dona Elvira. Esta previne também Dona Anna e Don Ottavio que, sem o reconhecerem tinham acabado de pedir ajuda ao assassino do Comendador. Don Giovanni consegue afastar Donna Elvira e escapar-se, mas Dona Anna, apavorada, acaba de o identificar pela voz.

Don Giovanni decide assim improvisar uma festa para receber Zerlina. Anna, Elvira e Ottavio vão mascarados. Na sala de baile, a festa atinge o auge quando Zerlina, que Don Giovanni arrastou para fora, grita por socorro. Desmascarado, o libertino assassino consegue ainda fugir.

E assim começa o segundo acto. Neste a primeira preocupação de Don giovanni é ver-se livre de Dona Elvira, assim, depois de terem trocado de roupas a fim de a enganarem, Leoporello afasta-se de braço dado com Dona Elvira e Don Govanni faz uma serenata a Zerlina. Incomodado no seu empreendimento por Masetto, marido de Zerlina, que o toma por Leoporello, espanca-o com violência e eclipsa-se.

Leoporello não sabe como desembaraçar-se de Dona Elvira, que continua a toma-lo pelo seu marido arrependido. Apanhado numa armadilha pelas outras personagens e ameaçado de morte, revela a sua identidade e depois vai-se embora.

A cena transfere-se assim para um cemitério à noite. Numa grande gargalhada, Don Giovanni encontra Leoporello diante do mausoléu do Comendador, cuja estátua se movimenta, ameaçadora. Provocante, Don Giovanni convida-a a cear.

Já no seu palácio, Don Giovanni ceia alegremente. Em vão Elvira vem implorar-lhe que mude de vida. Entra então a estátua do Comendador que convida também Don giovanni a arrepender-se; este recusa, a terra abre-se sobre o inferno e ele desaparece nas chamas.

Por fim surgem as restantes personagens para retirarem a elação moral desta história.