Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Argumentos de Óperas, Obra


La Finta Giardiniera

Drama Jocoso em 3 Atos

LibretoGiuseppe Petrosellini

EstreiaMunique, Teatro do Salvador, 13 de Janeiro1775

Antecedentes"E depois de cada ária havia sempre uma assustadora explosão de palmas e gente a gritar Viva Maestro!" Esta frase foi escrita por Mozart logo após a estreia de La Finta Giardiniera em Munique. O entusiasmo era mais que justificado: Mozart aventurava-se pela primeira vez num género, então totalmente novo, chamado "Rührstück" - um tipo de drama burguês ao estilo de Diderot. Com a combinação do jocoso e do trágico bem como a sua abordagem psicológica de cada um dos eventos, em La Finta Giardiniera, Mozart começa a revelar os traços que mais tarde marcarão óperas como o Cosi Fan Tutte, As Bodas de Fígaro, ou o D. Giovanni e que o perpetuarão como um dos maiores génios dramáticos da história da ópera.

ResumoDon Anchise, o Presidente da Câmara da localidade de Lagonero está profundamente apaixonado pela nova jardineira do palácio, Sandrina, o que irrita profundamente Serpetta a empregada do palácio. Na realidade, Sandrina não é mais do que a Marquesa Violante Onesti disfarçada de jardineira. Ela fugira do violento Conde Belfiore, de quem estava noiva. A marquesa levou consigo o seu fiel criado, Roberto, que se faz passar também por jardineiro e se apresenta sob o nome de Nardo.

Eis que chega Arminda, a sobrinha de Don Anchise. Ela vem apresentar o seu mais recente noivo - nada mais, nada menos do que o próprio Belfiore. O conde já se esquecera da Marquesa que julga ter assassinado durante um dos seus violentos ataques de ciúmes.

Na cena encontra-se também Ramiro. Um Cavaleiro que fora abandonado pela sobrinha de Don Anchise e que ao vê-la arma uma grande confusão. Entretanto a Marquesa Violante vai mantendo a sua própria farsa. Acontece que Don Anchise aparece com um mandato de captura do Conde Belfiore, acusando-o de ter assassinado a Marquesa. Violante resolve então contar a verdade. Salva Belfiore, mas quando está a sós com ele volta a negar tudo e afirma ser uma mera jardineira que mentira apenas para o salvar. O conde parece próximo da loucura.

Entretanto as invejosas Arminda e Serpetta, uma porque quer Sandrina longe de Belfiore, a outra porque a quer longe de Don Anchise, planeiam abandonar a suposta jardineira na floresta. Não contavam era que Nardo, sempre atrás de Serpetta na esperança de a conquistar, descobrisse o esquema e seguisse em socorro de Violante. Mais uma vez é a confusão total que se instala, com a nossa Marquesa/Jardineira a parecer também completamente louca.

A realidade é que todos estes acontecimentos servem para reafirmar o amor de Belfiore com Violante, de Arminda que resolve voltara a aceitar o cavaleiro Ramiro e de Serpetta que finalmente se deixa engraçar por Nardo. E quanto a Don Anchise... este resigna-se a esperar por outra Sandrina...