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A Força das Coisas
Em Direto
A Força das Coisas Luís Caetano

Argumentos de Óperas, Obra


O Rapto do Serralho

Singspiel em três atos

Libreto Gottlieb Stephanie filho, adaptado da peça Belmont und Constanze, de Christoph Friedrich Bretzner

Estreia Burgtheater a 16 de Julho de 1782

Antecedentes "O Rapto do Serralho" é um Singspiel em três actos com libreto de Gottlieb Stephanie filho, adaptado da peça Belmont und Constanze, de Christoph Friedrich Bretzner que, segundo consta, não ficou nada satisfeito com essa adaptação.

A composição desta ópera coincide com um auge do Classicismo alemão: 1781 e 1782 são os anos em que surgem igualmente os Quartetos de cordas, op. 33 de Haydn, o drama Os Ladrões de Schiller e a Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant. No percurso biográfico de Mozart, o Serralho é a primeira ópera vienense do compositor, ele que se mudara para a capital imperial (e se livrara do arcebispo Colloredo...) em meados de Março de 1781. À data da estreia, ocorrida com imenso sucesso no Burgtheater a 16 de Julho de 1782, Mozart estava noivo de Constanze Weber, facto a que Mozart certamente não ficara indiferente ao tratar esta história. Para todos os efeitos, esta obra insere-se no intento manifestado por Mozart de se tornar conhecido em Viena e de se aproximar do imperador José II, cujas reformas teatrais de pendor nacional-germanizante tomadas no início do seu reinado (parcialmente revogadas em 1783) favoreceram precisamente o Singspiel, um género misto de teatro e música, e o elevaram efemeramente a género nacional alemão, com "direito" ao palco do "cortesão" Burgtheater.

ResumoA história é uma turquerie típica: duas ocidentais raptadas por piratas turcos são vendidas para um harém, sendo no final salvas pelos seus noivos graças à magnanimidade do Paxá. Um reflexo da moda que a temática turca adquirira em Viena após a confrontação militar entre Áustria e Império Otomano.

No primeiro acto, após o rapto, Constanze encontra-se no serralho do Paxá Selim. O seu noivo, Belmonte, cujo criado Pedrillo, foi capturado ao mesmo tempo que Constanze, introduziu-se no palácio fazendo-se passar por um arquitecto apesar da desconfiança de Osmin, guarda do Serralho.

Então no Segundo Acto, enquanto que Belmonte suspira e Constanze repele os avanços de Selim, Pedrillo, que ama Blonde, a criada de Constanze, organiza o rapto e começa por embriagar Osmin.

Assim chegamos ao terceiro acto. Ao sinal de Pedrillo, que tem tudo preparado, os prisioneiros fogem. Mas Osmin, já sóbrio, surpreende-os. Devem unicamente a vida à clemência de Selim, que liberta toda a gente, renunciando ao mesmo tempo a vingar-se do pai de Belmonte, que descobre ter sido outrora seu vencedor sem piedade.

O tema, do "delicado e mal trado", convinha ao género popular do singspiel, ao qual não prometia nada de realmente novo. Mas Mozart, sem nada mudar ás leis do género, dá vida aos fantoches desta comédia simplória, atribui-lhes as suas marcas, desperta as sensibilidades, aprofunda os maiores sentidos de cada um e revela toda a extensão do seu génio dramático.

O trabalho de composição foi rápido: cinco meses. Parecia dedicar uma especial importância a esta obra, considerando-a como muito próxima do seu coração. Tal como nas suas duas óperas posteriores, o tema principal de "O Rapto do Serralho" é o amor e aí reencontramos os temas recorrentes da dramaturgia mozartiana: a clemência; a unidade do casal e até o pensamento da morte. O próprio Belmonte, apesar das suas lamentações, não é visto por Mozart como uma personagem de comédia - Ao descrever a Leopold Mozart a ária "O wie ängslich, o wie feurig!" Wolfgang Amadeus Mozart diz: "sente-se o temor, a irresolução; sente-se aí o peito inchado que se levanta e isto é expresso por um crescendo; ouve-se aí voz que acarinha, que suspira...";

Quanto a Constanze pode-se também dizer que ela anuncia uma Pamina da Flauta mágica. Mozart identifica-a com Contanze Weber, com quem, como já dissemos, se casaria sensivelmente um mês depois da estreia de "O Rapto". Aliás, esta obra é, em muitos aspectos, como o seu casamento, um acto de liberdade - depois de se ter libertado de Salzburgo, libertava-se agora da tutela de seu pai - Uma ideia de liberdade que ainda é expressa por Blonde: "Uma rapariga que nasceu para a liberdade nunca se deixará tratar como uma escrava". E perante isto o ridículo Osmin fica atordoado e torna-se mais humano, quase comovente.