Ouvir
Mezza-Voce
Em Direto
Mezza-Voce André Cunha Leal / Produção: Susana Valente

Argumentos de Óperas, Obra


O Cerco de Coríntia

Ópera em três atos

Estreia
Paris 1826

Resumo
Quando o 1º acto começa, Coríntia está a ser atacada pelos Turcos, liderados pelo seu Imperador Maometto.
Cleomene, o Governador de Coríntia, pensa se as suas tropas conseguirão continuar a fazer-lhes frente. Um jovem Oficial Grego chamado Neocle afasta-os. Este facto faz o Governador ficar ainda mais feliz porque havia prometido a Neocle a sua filha, Pamira. Mas Pamira entra e ao ouvir as novidades diz a seu pai que prometeu casar com outra pessoa, um homem chamado Almanzor.
Durante a batalha, Cleomene é capturado e levado perante o Chefe Turco, Maometto. Pamira corre a contar ao pai - e descobre que o homem que ama, Almanzor, é afinal de contas Maometto.
Maometto oferece-se para salvar os Gregos se Pamira se casar com ele, mas Cleomene ordena a sua filha que case Neocle. Pamira sente-se dividida entre os desejos de seu pai e o seu amor por Maometto. Acaba por escolher Maometto e o pai amaldiçoa-a.

No 2º acto de "O Cerco de Coríntia", Pamira está a preparar-se para o seu casamento com Maometto, o chefe dos Turcos, mas no fundo do coração ainda está hesitante entre o seu amor por este homem e o amor por seu pai e chefe dos Gregos. Os preparativos para o casamento são interrompidos por Neocle que a procura. Neocle chega com a noticia de que os Gregos se recusaram a aceitar a oferta de paz de Maometto. Pamira liberta-o das ordens de Maometto dizendo-lhe que ele é seu irmão. Mas quando vê que as mulheres Gregas se juntaram aos homens para defenderem Coríntia, Pamira lamenta ter de voltar as costas ao seu povo e escolhe morrer com eles. Maometto fica furioso e jura matar todos os Gregos ao nascer do sol.

O 3º acto inicia-se com Neocle a descer às catacumbas para se juntar aos Gregos que se preparam para a batalha. Pamira e outras mulheres Gregas rezam. Maometto oferece-se mais uma vez para casar com Pamira e fazer paz com os os Gregos. Apesar de o ter amado, Pamira escolhe ficar com as suas compatriotas. Pamira e seu pai reconciliam-se e os Gregos marcham para a batalha, deixando as mulheres a rezarem pedindo mesericórdio a Deus. Os Turcos ganham aos Gregos. Maometto regressa para junto de Pamira, mas descobre que ela e as outras mulheres se mataram.