Ouvir
A Força das Coisas
Em Direto
A Força das Coisas Luís Caetano

Argumentos de Óperas, Obra


A Dama Vera Sheloga

10ª ópera (54 anos)

Libreto: Rimsky-Korsakoff segundo Mey

Estreia: Moscovo, Teatro Solodovnikov, 15 de Dezembro de 1898


PersonagensVera Sheloha
Nadejda, sua irmã
Vlasevna
O Boyardo Sheloga
Knjaz Tokmakov

Antecedentes"A Donzela de Pskov", a 1ª ópera escrita por Rimsky-Korsakov, baseava-se numa peça de Lev Mey e iria ser rescrita diversas vezes contando-se um total oficial de 4 versões. Rimsky-Korsakov iniciou esse trabalho em 1868 datando a última versão de 1901 - um período que abrange um total de 33 anos.
Na 1ª versão o compositor excluiu o 1º acto, que apareceria apenas 10 anos mais tarde na 2ª versão - um arranjo que não o deixaria satisfeito.
É assim que, passados mais 13 anos, volta a pegar na mesma ópera rescrevendo-a agora sem se desviar do texto de Mey.
Apesar disso Rimsky-Korsakov sentia que o tema não fora ainda completamente abordado, e, em 1898 escreve uma nova ópera baseada apenas no 1º acto. Estamos a falar de "Vera Sheloga", levada a cena em Moscovo poucas semanas depois de "Mozart e Salieri".

SinopseEsta ópera centra-se na narrativa que Vera faz do seu encontro com Ivan o Terrível, por quem se apaixonou subitamente, e está dividida em 3 cenas.
A 1ª cena é um diálogo entre Nadejda, irmã de Vera, e Vlasevna, a quem fala da triste sorte da irmã casada sem amor com o boiardo Sheloga. Esta cena termina com o som da canção que Vera canta para embalar a filha Olga.
A 2ª cena é preenchida pela conversa entre as duas irmãs. Vera narra a Nadejda a história do seu amor com Ivan o Terrível, acontecida durante a ausência do marido que estava a defender as fronteiras da Rússia contra os Alemães. Essa paixão iria transtornar completamente o seu Destino.
A pequena Olga é fruto desse amor. Agora Vera pergunta à irmã o que é que vai dizer ao marido quando ele regressar?
Na 3ª cena assistimos à chegada de Sheloga que vem na companhia do Grão Duque Tokmanov. A alegria do reencontro é de curta duração. Surpreendido e indignado, o boiardo pergunta à mulher de quem é aquela criança que ela tem nos braços. Só que a resposta não vem de Vera mas da sua irmã Nadejda que diz que a criança é sua filha.

RDP - Transmissões em "Noite de Ópera" desde 1996
2001 - 12 de Abril
Enredo resumido da autoria de Margarida Lisboa.