Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Argumentos de Óperas, Obra


La Grotta di Troffonio

ópera em dois atos

LibretoGiovanni Battista Casti

EstreiaBurgtheater de Viena em 12 de outubro de 1785

Antecedentes e resumoNa altura em que começou a compor La Grotta di Trofonio, António Salieri, veneziano de nascimento mas vienense por adopção, ocupava uma posição bastante invejada no seio da corte de José II, acumulando os cargos de compositor da corte e de director da ópera italiana. Trabalhou com mestres como Gassman, Gluck e Metastasio e tornou-se mesmo numa das pessoas mais influentes da capital austríaca tendo sido professor de Beethoven, Schubert, Liszt ou Meyerbeer, para citar apenas os seus alunos mais célebres.

A estreia vienense de La Grotta di Trofonio, teve lugar no Burgtheater a 12 de Outubro de 1785 tendo sido um enorme sucesso.

Com libreto de Giambattista Casti, esta é a historia de duas mulheres, que apesar de irmãs têm uma personalidade totalmente diferente. Chaga a altura de ambas casarem e como tal é necessário encontrar os maridos certos para cada uma delas. Para satisfação do pai das duas protagonistas, ambas conseguem encontrar o marido perfeito. Dois jovem cuja personalidade encaixa perfeitamente com a das duas raparigas. No entanto surge um feiticeiro que vem alterar as regras do jogo. Trofonio, um mago que vive numa gruta, atrai os dois jovens e consegue trocar-lhes a personalidade. A partir daí instala-se a confusão na ópera.