Ouvir
Vale a Pena Ouvir
Em Direto
Vale a Pena Ouvir Reinaldo Francisco

Argumentos de Óperas, Obra


O Amor Proibido

2ª ópera (22 anos)

Libreto: Richard Wagner baseado em "Mesure for Mesure" de Shakespeare.

Estreia: (Magdeburg) Teatro Nacional, 29 de Março de 1836


PersonagensFriedrich
Luzio
Claudio
António
Angelo
Isabella, Irmã de Claudio
Mariana
Bringhella, Chefe da Polícia
Danieli
Dorella
Pontio Pilato


AntecedentesEsta 2ª ópera de Wagner foi escrita sob a influência de obras de Wilhelm Heinse e Heinrich Laube, caracterizadas pela defesa duma emancipação hedonista que celebra o amor livre e que ataca o puritanismo e a moral burguesa.
"O Amor Proibido" baseia-se numa peça de Shakespeare, "Medida por Medida", cuja acção Wagner transfere para Palermo.
As influências musicais já não seguem a tradição germânica, como "As Fadas", preferindo antes modelos italianos e franceses, como Bellini e Auber.
Wagner esboçou o libreto em Junho de 1834 tendo escrito o texto em verso dois meses mais tarde. A música foi iniciada em Janeiro de 1835 - trabalho que iria levar cerca de um ano. A única apresentação pública teve lugar em Março de 1836, redundando num fiasco. Esta ópera só seria levada a cena de novo quase um século mais tarde, na Alemanha, em 1923.

Resumo do EnredoFriedrich, o Príncipe Regente, tornou punível por lei todo o comportamento licencioso, que deverá ser punido com a morte. O jovem nobre Claudio é o primeiro a ser apanhado por esta lei, e a sua irmã, Isabella, uma noviça, é persuadida, com alguma relutância, a apelar ao Regente. Um boato diz que Friedrich fora casado com uma outra noviça, Mariana, que repudiara levado pela ambição. Desafiando o seu próprio decreto, Friedrich mostra-se disposto a perdoar a Claudio em troca dos favores da sua irmã. Isabella finge aceitar, mas é Mariana quem aparece ao encontro, que tem lugar durante um baile de máscaras. A hipocrisia do Regente é exposta a público, que diz aceitar a pena de morte para a sua culpa. Mas o povo decide deixá-lo partir em liberdade, iniciando-se uma nova era mais amena com o regresso do verdadeiro Rei.

RDP - Transmissões em "Noite de Ópera" desde 1996
1999 - 14 de Outubro
Enredo resumido da autoria de Margarida Lisboa.