Ouvir
Argonauta
Em Direto
Argonauta Jorge Carnaxide

Concertos

Elvire de Paiva e Pona & Joana Rolo | 29 Dezembro | 22h00

As Notáveis

|

Elvire de Paiva e Pona & Joana Rolo | 29 Dezembro | 22h00 Elvire de Paiva e Pona & Joana Rolo | 29 Dezembro | 22h00

© Jorge Carmona / Antena 2

O último episódio de As Notáveis consiste neste recital, gravado ao vivo, com interpretações da pianista Joana Rolo e da soprano Elvire de Paiva e Pona. O recital reúne canções escritas, nos últimos 200 anos, por mulheres de várias partes do mundo, com poesia em diferentes línguas e em estilos muito ecléticos.


29 Dezembro | 22h00
um programa de Paula Castelar

Gravação pela Antena 2
no Museu Nacional da Música
a 15 de Novembro de 2019


As Notáveis em Recital de Canto e Piano

Elvire de Paiva e Pona e Joana Rolo

Para ouvir, clicar aqui.


Programa

Clara Schumann (1819-1896) - Lieder op. 13
“Ich stand in dunklen Träumen”
"Sie liebten sich beiden“

Fanny Mendelssohn (1805-1847) - Lieder op. 1
"Schwanenlied“
"Wanderlied“
"Warum sind denn die Rosen so blass“
"Mayenlied“
"Morgenständchen“
"Gondellied“

Lili Boulanger (1893-1918) - Clairières dans le ciel
“Elle était descendue au bas de la prairie”
“Elle est gravement gaie”
“Vous m'avez regardé avec toute votre âme”

Florence Price (1887-1953) - Songs
“My Dream”
“Song to the Dark Virgin”
“Night”
“My Soul's Been Anchored in the Lord”

Amy Beach (1867-1944) - A Hermit Trush at Eve

Chiquinha Gonzaga (1847-1935) - Lua Branca

Édith Piaf (1915-1963) - Padam Padam
   - Hymne à l'amour

Barbara (1930-1997) - Dis! Quand reviendras-tu?





Esta aventura começa com Lied Romântico de duas consagradas compositoras do século XIX, Fanny Mendelssohn e Clara Schumann. Os laços com Felix Mendelssohn e Robert Schumann deram a estas duas autoras uma visibilidade particularmente inusitada que muitas outras compositoras não tiveram a sorte de ter. As autoras trabalharam muito perto de grandes poetas seus contemporâneos como Goethe, Emanuel Geibel e Henirich Heine cuja poesia musicaram nos seus vários ciclos de canções. Estas obras são centrais no contexto do Lied alemão do Romantismo.
Depois são apresentadas duas surpreendentes compositoras eruditas do século XX: Lili Boulanger, primeira mulher a receber, com apenas 19 anos, o famoso Prix de Rome para compositores, e Isabelle Aboulker, ainda nossa contemporânea. Ficaremos no século XX francês mas viajaremos para outros estilos, para ouvir as canções das incontornáveis Barbara e Edith Piaf.
Visita-se também o Novo Mundo para descobrir a música de Amy Beach e Florence Price, a primeira célebre compositora afro-americana cuja música, escrita no princípio do século XX, é uma fusão entre a tradição clássica e as melodias das canções populares e espirituais negros. Ainda na fronteira entre as tradições eruditas e populares, mas agora em português, não se poderia esquecer a heroína nacional Brasileira, Chiquinha Gonzaga.





Joana Rolo e Elvire de Paiva e Pona frequentaram ambas o Liceu Francês Charles Lepierre de Lisboa assim como a Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC - atualmente AMAC). Fizeram juntas a sua educação musical desde as aulas de solfejo até ao coro e as aulas de história da música onde criavam pequenos teatros. Desde cedo fizeram também música de câmara em conjunto nas aulas do professor Paulo Ferreira. Terminado o liceu, a paixão pela música levou-as a seguir essa via mas desta vez em diferentes cidades da europa: Roterdão e Viena. No entanto, a vontade de trabalhar num projeto comum nunca as deixou e foram sempre fazendo música juntas, nomeadamente para os amigos. Em 2018 apresentaram em Roterdão o ciclo de Francis Poulenc “Les fiançailles pour rire”. Ciclo de canções com poema da poetisa Louise de Vilmorin, decidiram criar um duo que irá começar por dedicar-se a mulheres compositoras assim como a poetisas e intérpretes portuguesas e internacionais.



Joana Rolo é uma pianista portuguesa que estudou em Lisboa, Cracóvia e Roterdão com António Toscano, Aquiles Delle Vigne, Ewa Bukojemska, Jean-Bernard Pommier e Bart van de Roer com quem completou o master em performance no Conservatório de Roterdão. Pianista multifacetada, apresenta-se regularmente a solo e em ensemble e tem desenvolvido projetos na área da dança e do cinema mudo. A solo participou em masterclasses com Imogen Cooper, Pascal Moraguès, Jan Wijn, Matan Porat, entre outros... 


Em paralelo à atividade de performer, a sua dedicação à causa da educação artística tem sido constante, o que a levou a liderar projetos de formação de professores nas áreas da música e da dança no Nepal, Moçambique e Myanmar. 


Atualmente é Embaixadora da plataforma colaborativa “O Outro Sou Eu”, apoiada pelo Centro Nacional de Cultura. Joana Rolo é apresentadora, ao lado de Paula Castelar, do programa de rádio da Antena 2 “As Notáveis”.
Para além da sua atividade profissional Joana Rolo é uma entusiasta praticante de dança, natação e mergulho. É também licenciada em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa.




Elvire de Paiva e Pona, soprano Lírico de Coloratura, nasceu em Lisboa de pai português e de mãe francesa. Concluiu a sua licenciatura em canto na Escola Superior de Música de Lisboa com Sílvia Mateus e Nuno Vieira de Almeida, tendo feito um Erasmus em Viena onde trabalhou com Gabriele Fontana e Rainer Trost. Concluiu o seu Mestrado em Canto Performance na Anton Bruckner Universität em Linz na Áustria na classe de Katerina Beranova assim como o Bacharelato em pedagogia do canto, sendo atualmente professora em Viena.


Em ópera a soprano desempenhou já vários papéis como a Rainha da Noite na “Flauta Mágica” (W. A. Mozart) na Áustria e na Alemanha (Dir. Thomas Kerbl); Despina em “Cosí fan Tutte” (W. A.Mozart) no teatro trindade de Lisboa (Dir. Bernardo Marques) assim como o papel de Lesbina na ópera “Il filosofo di Campagna” (B. Galuppi) em S. Petersburgo (Dir. Stefano Carlini). Ainda enquanto aluna da ESML, participou na versão concerto da ópera “Paride ed Elena” (C. W. Gluck) no papel de Paride (Dir. Pedro Castro), assim como numa produção de “L’enfant et les sortilèges” (M. Ravel).


A soprano apresenta-se regularmente em concerto na Áustria onde agora reside e em toda a Europa, fazendo programas variados que vão da ópera, passando pelo Lied, Mélodie e a Chanson francesa. Interessada também pelo repertório contemporâneo, estreou peças de compositores como Eugénio Rodrigues, Carlos Caires, Till Körber e Hassan Zanjirani Farahani. Em masterclass trabalhou com vários professores de renome, tais como Yvonne Minton, Tom Krause, Lorraine Nubar ou ainda Dalton Baldwin e Elena Dumitrescu Nentwig.






Organização: Antena 2, Museu Nacional da Música, Museu Internacional da Mulher e Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música. 




Fotos Jorge Carmona / Antena 2