Ouvir
Caleidoscópio
Em Direto
Caleidoscópio GRAND TOUR

Concertos

Henrique Portovedo e Filipa Cardoso | 16 Abril 19h00

Museu Nacional de Arte Antiga

|

Henrique Portovedo e Filipa Cardoso | 16 Abril 19h00 Henrique Portovedo e Filipa Cardoso | 16 Abril 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


16 Abril | 19h00

Auditório do 
Museu Nacional de Arte Antiga
Entrada livre


Henrique Portovedo e Filipa Cardoso

Henrique Portovedo, saxofone alto
Filipa Cardoso, piano






Programa

Luís Tinoco (1969) - Verde Secreto* (1997), p/ Saxofone alto e piano

David Maslanka
 (1943-2017) - Sonata, p/ Saxofone alto e piano (1988)

Andy Scott (1966) - Sonata p/ Saxofone alto e piano (2015)


* Verde Secreto – Dedicado - Teresa (Tinoco)
Inspirado pelo poema "A meu Favor", de Alexandre O'Neill. 
"A meu favor / Tenho o verde secreto dos teus olhos / Algumas palavras de ódio algumas palavras de amor / O tapete que vai partir para o infinito / Esta noite ou uma noite qualquer // A meu favor / As paredes que insultam devagar / Certo refúgio acima do murmúrio / Que da vida corrente teime em vir / O barco escondido pela folhagem / O jardim onde a aventura recomeça."





Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís





Henrique Portovedo
 | Encontra o seu lugar na música contemporânea trabalhando com compositores como R. Barret, P. Ferreira Lopes, C. Barlow, C. Roads, P. Ablinger, P. Niblock, M. Edwards, I. Silva, S. Carvalho, L. Carvalho, R. Ribeiro, M. Azguime, entre muitos outros. Estreou mais de 40 obras a si dedicadas. Apresentou-se a solo c/ inúmeras orquestras e ensembles: Cantus Ensemble, Chronos Contemporary Music Ensemble, L'Orchestre d'Harmonie de la Garde Republican, Trinity College of Music Wind Orchestra, Orq. de Sopros da Universidade de Aveiro, Sond'Art Electric Ensemble, Orq.de Viento Marcos Redondo, Orq. de Jovens de Santa Maria da Feira, etc. Co-fundador de Quadquartet e Director Artístico de Aveiro SaxFest. 
Tem o seu trabalho discográfico editado por diversas editoras como a Naxos, Universal, PadRecords, R'RootsProductions. etc. Colaborações recentes incluem Fundação Orquestra Estúdio - European Capital of Culture, Orquestra Sinfónica da Casa da Musica, Camerata Nov'Arte, Fadomorse, Filarmonia da Beiras, Black Coyote etc. No momento é membro do ArtClang Ensemble juntamente com Ricardo Ribeiro, Nuno Aroso, Filipe Quaresma e João Barradas. 
Enquanto artista intermedia foi criador de SoundofShadowsDon't Shoot at the Saxophone Player, SoundGrounds e Distorction. Foi premiado com Prémio de Mérito da Fundação António Pascoal, Prémio de Mérito Artístico Fundação Eng. António de Almeida, 1st Prize of the International Youth Soloist Contest Purmerend. Recebeu em 2007 e 2008 vários Trinity Music Awards em Londres incluindo The Montague Cleeve Scholarship, The Bratton Scholarship e o Trinity College London Scholarship. Em 2012 foi premiado com o Prémio Jovens Criadores pelo Instituto Português de Artes e Ideias. Em 2014 foi premiado com o Prémio do Centro Nacional de Cultura na área da música. Tem sido artista em residência no ZKM Karlsruhe, visiting researcher na Edinburgh University e Fulbright Visiting Researcher no MAT University of Califonia Santa Barbara. 
Henrique Portovedo é membro fundador do European Saxophone Comité, Tenor Sax Collective,Presidente da Associação Portuguesa do Saxofone e foi director artístico do European Saxophone Congress 2017. Enquanto investigador na área da Ciência e Tecnologia das Artes no CITAR, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa foram-lhe atribuídos financiamentos de investigação pela FCT e Fulbright. É regularmente convidado para ministrar master classes e concertos em alguns dos mais prestigiantes festivais e conservatórios superiores tais como Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid, Conservatoire Royal de Bruxelles, Mallorca SaxFest and Conservatorio Superior de Música de les Illes Balears, Trinity Laban Conservatoire of Music & Dance, Hochschule fur Musik Karlsruhe, entre muitos outros.



Filipa Cardoso | Nasceu em 1986 em Viseu. Foi laureada no V Concurso Lopes-Graça (2010), no Concurso de Piano da cidade da Guarda (2009) e no Concurso de Jovens Intérpretes das Caldas da Rainha (2010). Em 2010 concluiu a Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na classe de Fausto Neves, e em 2012 o Mestrado em Música na mesma instituição. Ao abrigo do programa Erasmus, frequentou a Academia de Música Franz Liszt (Budapeste), na classe do pianista Lázlo Baranyay. Frequentou cursos de técnica e interpretação pianística com Orazio Maione,Constantin Sandu, Marian Rybicki, Jaime Mota, Sergei Kovalenco, Rudolfo Rubino, Josep Colom, Pedro Burmester, Margarida Prates, Álvaro Teixeira Lopes, entre outros. 
Colaborou com orquestras sinfónicas e de sopros, sob a direção de Lorenzo Della Fonte, Luís Carvalho, Ernest Schelle, Luís Clemente, etc. Integrou, entre 2011 e 2014, o Trio Ímpar, em conjunto com a violinista Sofia Leandro e o saxofonista André Correia. Gravou para a Antena 2 em 2007 e 2009 com o flautista Samuel Couto, em 2015 com o saxofonista Henrique Portovedo e em 2017 com a flautista Mafalda Carvalho. 
Exerce funções docentes e de pianista acompanhadora no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e no Conservatório de Música da Bairrada. É também para esta função que é frequentemente solicitada para colaborar em recitais, concursos, gravações e outros eventos.






Fotos Jorge Carmona / Antena 2