Ouvir
Quinta Essência
Em Direto
Quinta Essência João Almeida

Destaques

Café Plaza | Sábado e Domingo 09h00

por Germano Campos

|

Café Plaza | Sábado e Domingo 09h00 Café Plaza | Sábado e Domingo 09h00

Com uma nova série do programa, no ar nas manhãs do fim de semana e on demand, desde Julho, Germano Campos regressa à Antena 2 com o seu programa sobre a época de ouro das canções no Século XX (de Charles Trenet a Frank Sinatra)


Café Plaza
por Germano Campos

Sábados e Domingos às 9h00


Café Plaza é um programa emitido entre as 9 e as 10 horas da manhã, aos sábados e domingos, que pretende ser, acima de tudo, uma viagem sonora pelas grande canções e vozes do passado, sobretudo entre as décadas de 30 e 60.

Uma oportunidade para os mais velhos recordarem temas e intérpretes, que hoje estão totalmente afastados da rádio, e as gerações mais novas descobrirem o que se produziu no passado, quer na música e outras artes, como o cinema ou o teatro.

Em cada emissão de Café Plaza, aos ouvintes é proposto um tema - as viagens de barco ou comboio, cidades europeias ou o outono, por exemplo - em torno do qual foram gravadas canções dos mais variados géneros. Mas podemos ainda redescobrir álbuns ou coletâneas que incluem as vozes de ouro de Hollywood ou da Broadway e fazê-los reviver na Antena 2.

Mas como o Café Plaza não é só um programa dedicado ao passado - embora em cada emissão evoquemos, na efeméride do dia (ou da semana), sobretudo nomes que nasceram ou faleceram neste dia -, destacamos também factos que ocorram e coincidam com os dias da emissão, como aconteceu recentemente com os 50 anos da inauguração da Ponte sobre o Tejo ou os 90 anos do nascimento de Fidel Castro.

Por isso - e muito mais - Café Plaza é um espaço diferente no panorama da rádio portuguesa, onde se recordam grandes canções que fizeram sucesso ou outras até menos conhecidas, mas não menos importantes, e se empreende semanalmente uma viagem por sons e factos de outros tempos, já que cada canção ou tema é enquadrado por pequenos textos explicativos, embora a primazia seja dada sempre à música.

O programa tem uma página exclusiva no Facebook, que é também um espaço de partilha com os ouvintes, que ali podem deixar os seus comentários e sugestões, ficando cada emissão disponível em RTP Play e na homepage da Antena 2.

Germano Campos



Programas

Programa 14 - 14 Agosto 2016
"Cidades Europeias"

Programa 13 - 13 Agosto 2016
"Duetos"


Programa 12 - 7 Agosto 2016
"Sons de Verão", de Frank Sinatra a Ella Fitzgerald, da Orquestra de Norrie Paramor a Charles Trenet, entre o sol, o mar e o vento de verão!

Programa 11 - 6 Agosto 2016
"Cantores Improváveis", de Clint Estwood a Anthony Quinn, de Richard Harris a Sophia Loren.

Programa 10 - 31 Julho 2016
"Canções de Amor - Parte 2"

Programa 9 - 30 Julho 2016
"Canções de Amor - Parte 1"

Programa 8 - 24 Julho 2016
"Bebidas Musicais" - Sabe a quantidade de canções e temas dedicados às bebidas, do chá ao champanhe, passando pela tequilla?

Programa 7- 23 Julho 2016
"Sonhos e Memórias" - uma seleção musical que nos vai fazer reviver bons velhos tempos

Programa 6 - 17 Julho 2016
"Viagem ao Céu" - uma hora com canções celestiais, bem apropriada para esta hora matinal.

Programa 5 - 16 Julho 2016
"Nomes no Feminino" leva-nos numa viagem por algumas canções que têm um nome de mulher no título. E são tantas e tão variadas.

Programa 4 - 10 Julho 2016

Programa 3 - 9 Julho 2016

Programa 2 - 3 Julho 2016

Programa 1 - 2 Julho 2016



Germano Campos é um jornalista, com 56 anos de idade e 35 de profissão, a maior parte dos quais dedicados á rádio. Começou na imprensa escrita no jornal O Dia, tendo colaborado com um sem número de publicações, sobretudo nas áreas da cultura e sociedade.

Entrou em 1984 para a Rádio Renascença, onde permaneceu 17 anos, tendo desde aí abraçado outras áreas como a televisão. Em 2005 começou a trabalhar na RDP, tendo permanecido desde então, produzindo e realizando programas das mais diversas índoles para várias antenas: informação na RDP África, onde é editor, um programa de entrevistas semanal na RDP Internacional e o Café Plaza na Antena 2, projeto originalmente concebido em 2006 e retomado no verão deste ano.