Ouvir
Raízes
Em Direto
Raízes Inês Almeida

Cultura

Quorum Ballet | Festival Antena 2 | 27 Janeiro 21h30

4º dia | Dança

|

Quorum Ballet | Festival Antena 2 | 27 Janeiro 21h30 Quorum Ballet | Festival Antena 2 | 27 Janeiro 21h30

© Cristina Cardoso


Festival Antena 2


4º dia | Sexta, 27 Janeiro 21h30

Teatro da Trindade 
Para comprar bilhete, clique aqui.    

Transmissão direta (online)
Emissão a partir das 18h00


Dança 

Quorum Ballet


Programa

A Modern Perspective

Excentric / Concentric


Para ver, ou rever, este espetáculo no RTP Play, clicar aqui (1ª parte)aqui (2ª parte).



Notas ao programa:

A Modern Perspective
Relacionamentos não exclusivos, envolvências ambíguas de complexidade e intriga que nos tornam reféns.
Triângulos afetivos que encerram dramas que se intensificam quando a realidade nos é próxima.
Dois lados da história com perspetivas em conflito nas diferentes faces.
A competição pela razão, a disputa pelo orgulho e o novo “vazio” que se enche de “nada” que motiva novas vivências. A solidão.

Coreografia e Conceito: Daniel Cardoso 
Bailarinos: Ester Gonçalves, Filipe Narciso e Mathilde Gilhet
Música: Arvo Part, Robert Lippok, Jóhann Jóhannsson e Senking 
Desenho de Luz: Daniel Cardoso e Rui Daniel 
Concepção de Figurinos: Ester Gonçalves, Filipe Narciso e Mathilde Gilhet 
Equipa Técnica: Rui Daniel e Rui Braga 
Produção: Raquel Vieira de Almeida 
Relações públicas: Maria Dolores
Comunicação: Carina Guerreiro 
Direcção Financeira: Cristina Bernardino



Excentric / Concentric
O sonho é uma experiência que possui significados distintos consoante o colocarmos em contextos que envolvam a Religião, Ciência ou Cultura. Na Ciência é a experiência simbólica do inconsciente, durante o nosso período de sono, de ideias e imagens que perpassam no espírito de quem dorme sob a forma de ilusão e utopia.
O palco é como a tela branca da nossa imaginação para o qual se tenta transcrever a poesia interior, um espaço onde se pode deixar o inconsciente sugerir toda a sua criação.
A dança com conotação surrealista pode permitir minimizar o controlo por parte da razão, como acontece nos sonhos, e as imagens sucedem-se livremente sem interpretações evidentes e sem pretensões estéticas ou morais.


Direcção Artística: Daniel Cardoso 
Coreografia: Barbara Griggi 
Cenografia e Figurinos: Barbara Griggi
Bailarinos: Ester Gonçalves, Daniel Cardoso, Filipe Narciso, Inês Godinho, Mathilde Gilhet e Pedro Jerónimo
Música: René Aubry, Torgue&Houppin, Jean Gabin e Dmitri Shostakovich 
Desenho de Luz: Mário Pereira e Yochen Pasternacki 
Equipa Técnica: Rui Daniel 
Criação e edição de Vídeo: António Cabrita 
Som e sonoplastia: Bruno Oliveira



Quorum Ballet é uma companhia de dança contemporânea de repertório que apresenta um elevado nível de exigência, rigor e qualidade nos seus espectáculos. Foi fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso que criou uma companhia de repertório de dança contemporânea em Portugal.
Com uma estrutura definida e permanente, o Quorum Ballet® é composto por 7 bailarinos, os departamentos de relações públicas, produção, técnica e financeiro. Em Outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK - Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy, de onde derivou o “Projecto Quorum”, com aulas abertas a crianças, jovens e adultos.
O Quorum Ballet® tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e de vários coreógrafos convidados, nomeadamente Thaddeus Davis, Jonathan Hollander, Itzik Galili, Donald Byrd, Iolanda Rodrigues, Rita Galo, Elson Ferreira, Gonçalo Lobato, Pedro Dias, António Cabrita, Inês Godinho, Filipe Narciso, Freddie Moore ou Barbara Griggi, entre outros, foram criadas mais de 40 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens.
O rigor e profissionalismo do Quorum Ballet® têm originado uma frequente renovação de convites por parte dos teatros e instituições nacionais e internacionais com as quais tem trabalhado. Tem exibido os seus trabalhos em inúmeras cidades do país, incluindo algumas das mais conceituadas salas como o Teatro Camões, CCB, Teatro Tivoli, Teatro Municipal de Faro, Teatro Tempo em Portimão, Casa da Música do Porto, Santa Maria da Feira, entre muitas outras.
Internacionalmente, a companhia tem actuado na Dinamarca, EUA (Nova Iorque), Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia e Finlândia.
O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se através de críticas extremamente positivas em diversos jornais e revistas, destacando-se a Dance Europe Magazine. O Quorum Ballet® foi considerado uma companhia de dança de "seis estrelas".
Entre as parcerias estabelecidas, destaca-se a feita com a Vaganova Academy (Escola do Ballet Kirov) de São Petersburgo, com a apresentação do programa “Do Bailado Clássico ao Contemporâneo”, que esteve em digressão nacional em 2009.
Ainda em 2009 o Quorum Ballet® recebeu o prémio de Melhor Companhia de Dança Contemporânea na 1ª edição dos Portugal Dance Awards e em 2011, na 14ª edição do Festival de Castilla y Léon (Espanha) foi considerada (em ex aequo) “a Melhor Companhia em Palco” com o espectáculo "Correr o Fado”.





Daniel Cardoso | Director Artístico e coreógrafo residente
Daniel Cardoso formou-se na Escola de Dança do Conservatório Nacional onde recebeu o respetivo diploma de bailarino profissional. Foi bolseiro na Martha Graham School of Contemporary Dance, onde recebeu a Coca Cola Award for Artistic Excellence pela Fundação Coca-Cola, nos EUA, e na Joffrey Ballet School na cidade de Nova Iorque. Nos Estados Unidos dançou em companhias como Martha Graham Dance Ensemble, Martha Graham Dance Company (Solista), Donald Byrd/The Group (Solista) e como bailarino convidado no Westchester Ballet Company, Pearl Lang Dance Theater, Battery Dance Company, Coyote Dancers, entre outras. No ano 2000 recebe um convite para dançar e coreografar no filme Altar Dance, realizado por Joe Clifford e filmado em Nova Iorque. Ao longo da sua carreira como bailarino dançou trabalhos de coreógrafos como Martha Graham, Robert Wilson, Maurice Béjart, Itzik Galili, Giuseppe Frigeni, Barbara Griggi, Peter Schaufuss, Donald Byrd, Susan Stroman, Steve Rooks, Kenneth Topping, Ginger Thatcher, Pearl Lang, Maher Benham, Milton Meyers, Terry Weikel, Thaddeus Davis, Richard Move, Benvindo Fonseca, Jonathan Hollander, Steven Pier, entre muitos outros. Em 2001 assinou contrato até 2005 com o Peter Schaufuss Ballet onde ascendeu a bailarino principal. No mesmo ano foi convidado a montar o bailado Maple Leaf Rag, de Martha Graham, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no Brasil para a Martha Graham Trust. De volta a Portugal no Verão de 2005, formou o Quorum Ballet do qual é coreografo residente e diretor artístico. A sua experiência como coreógrafo inclui mais de 35 trabalhos para o Quorum Ballet, peças para o Ballet Nacional da Opera da Albânia (Albânia), Peter Schaufuss Ballet School (Dinamarca), Vaganova Academy (Rússia), CeDeCe Companhia de Dança, Companhia de Dança de Almada, Conservatório Nacional, Conservatório da Madeira, entre outros. O seu trabalho tem sido altamente reconhecido a nível nacional e internacional pela critica. Desde 2007 é professor e coreógrafo convidado na Vaganova Academy, escola do Kirov Ballet em São Petersburgo, na Rússia. Em 2008 cria a peça "Encounters" para a Vaganova Academy estreada no teatro Marinsky. A sua experiência como professor inclui o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Vaganova Dance Academy, Ballet Nacional da Opera da Albânia, Martha Graham Center of Contemporary Dance, Peter Schaufuss Ballet and PSB School, Escola Superior de Dança, CeDeCe Companhia de Dança, Quorum Ballet, Quorum Academy entre muitos outros. Atualmente Daniel Cardoso é membro do Concelho Geral da Escola de Dança do Conservatório Nacional em Lisboa.