O Arquivo RTP


O Arquivo da RTP constitui um verdadeiro repositório da memória coletiva nacional, com um património cujas origens remontam ao início das emissões regulares da Rádio e da Televisão, respetivamente em 1936 e 1957. O seu acervo congrega diferentes suportes e formatos e uma grande diversidade de conteúdos, da ficção ao documentário, da informação ao entretenimento, do institucional ao desporto. A sua permanente salvaguarda e valorização têm sido objetivos estratégicos da RTP, no cumprimento da sua missão de serviço público de rádio e televisão.

O Portal RTP Arquivo é uma janela aberta para o acervo, organizado em grandes Coleções Temáticas permanentemente atualizadas, contendo vários tipos de documentos (imagem em movimento, fotografia, registos sonoros, textos digitalizados) e que se pretendem tanto quanto possível representativas da riqueza do património arquivado.

Por outro lado, constitui-se igualmente como uma porta para a sociedade civil aceder à totalidade do fundo documental audiovisual da RTP, podendo qualquer cidadão ou organismo interessado num determinado conteúdo - estando este já disponível ou não neste Portal - solicitar a sua aquisição mediante o preenchimento do formulário específico existente na página dos Serviços , sempre no respeito da política de acesso em vigor, e dos normais termos e condições que a regulam.

  • Partilhar
  • Imprimir
  • Leia-me
  • Aumentar
  • Diminuir