A Coisa: CINEMAX estreia featurette
Antártida, 2011: regresso a terreno inóspito para rever um clássico de terror.

Mais Cinema  

"A Coisa": CINEMAX estreia featurette

Clássico de John Carpenter inspira um novo filme. Trinta anos depois, "a coisa" continua viva.

Vídeo:
A Coisa: CINEMAX estreia featurette
"A Coisa": featurette Clássico de John Carpenter inspira um novo filme que estreia dia 3 de novembro 2011. Trinta anos depois a coisa continua viva.

O holandês Matthijs van Heijningen retoma um clássico do cinema de terror, realizando uma prequela do clássico "The Thing / Veio do Outro Mundo", realizado por John Carpenter nos anos 80.

Recorde-se que o filme de Carpenter começava com uma confusão entre americanos e noruegueses numa estação polar científica situada na Antártida, que resultou na morte daquele que mais tarde viria a descobrir-se, ser o último dos sobreviventes da equipa norueguesa.

Ora, o filme de Matthijs van Heijningen antecede cronologicamente os eventos do de John Carpenter e mostra como é que os noruegueses lidaram com o facto de terem descoberto no gelo os destroços de uma nave extraterrestre e o corpo de uma criatura que ali estavam à pelo menos 100 mil anos.

No fundo, ambos os filmes adaptam a mesma obra, ou seja, uma pequena história de ficção científica escrita em 1938 por John Wood Campbell. Aliás, convém referir que já em 1951 esta história foi adaptada ao cinema num filme co-realizado por Christian Nyby e Howard Hawks a que foi dado o título de "The Thing from Another World".

"The Thing For Another World", de 1951, que inspiraria John Carpenter trinta anos mais tarde

Estamos perante três filmes, que apesar de se inspirarem na mesma obra, representam abordagens diferentes, mesmo admitindo que o de Carpenter tenha muitas semelhanças com o de 1951.

Kurt Russel liderou, em 1982, o elenco de um filme que acabou por ser um fracasso de bilheteira. No entanto, com o passar do tempo, "Veio do Outro Mundo"acabou por tornar-se numa obra de culto. Curiosamente, a primeira versão, a de Christian Nyby e Howard Hawks, foi considerada, em 2001, como obra de manifesto interesse cultural tendo assim ganho lugar na biblioteca do congresso norte-americano.

Quanto a esta versão de 2011, o tempo dirá que lugar vai ter na história do cinema. Para já pisca o olho a novos públicos e é bem capaz de gerar alguma curiosidade em quem é apreciador deste género de filmes, e em particular aos fãs do cinema de John Carpenter.

"A Coisa" estreia dia 3 de novembro de 2011, em pleno Halloween.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema