A Favorita vence Prémios do Cinema Europeu
"Os Miseráveis", de Ladj Ly: produção francesa foi distinguida pela FIPRESCI

Cinema europeu  

"A Favorita" vence Prémios do Cinema Europeu

Como se esperava, "A Favorita", de Yorgos Lanthimos, arrebatou as principais distinções da Academia do Cinema Europeu, incluindo melhor filme e melhor comédia; "Os Miseráveis" foi eleito revelação do ano.

Artigo recomendado:
A Favorita vence Prémios do Cinema Europeu
Prémios
"A Favorita" já ganhou quatro dos Prémios Europeus de Cinema A Academia Europeia de Cinema já atribuiu oito dos seus prémios anuais, distinguindo as chamadas categorias "técnicas" — "A Favorita", de ...

O título parecia envolver um sinal premonitório: "A Favorita", de Yorgos Lanthimos, venceu as principais categorias dos Prémios do Cinema Europeu, tendo conseguido mesmo a proeza pouco comum de acumular as distinções de melhor filme e melhor comédia; Olivia Colman, considerada melhor actriz, repetiu a vitória dos Óscares e dos Globos de Ouro de Hollywood.

Atribuídos pela primeira vez em 1988, estes prémios fazem o balanço de um ano de produção, ao mesmo tempo celebrando personalidades emblemáticas do cinema de raiz europeia. Este ano, concretamente, foram distinguidos com prémios honorários o cineasta alemão Werner Herzog e a actriz francesa Juliette Binoche.

Realizada em Berlim, a 32ª cerimónia dos prémios da Academia do Cinema Europeu consagrou, assim, "A Favorita" nas categorias de:

— filme
— comédia
— realização
— actriz
— fotografia
— montagem
— guarda-roupa
— caracterização

Na lista dos prémios mais importantes, apenas "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, contrariou o domínio de "A Favorita", valendo a Antonio Banderas a consagração como melhor actor.

"Os Miseráveis", de Ladj Ly, arrebatou a distinção, simbolicamente importante, de revelação do ano (prémio atribuído com chancela da crítica internacional, FIPRESCI).

Na votação do público, promovida através do site da Academia, saiu vencedor "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski.
_____

* Lista integral dos prémios disponível no site da Academia do Cinema Europeu.

por
publicado 13:36 - 08 dezembro '19

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu