Clint Eastwood e Forest Whitaker: rodagem de

2 Nov 2014 22:12

O mais recente filme de Clint Eastwood, "Jersey Boys", está longe de ser o único que mostra o seu interesse pelo universo musical, suas histórias, personagens e emoções. "Bird", evocando a figura genial e trágica do saxofonista Charlie Parker (1920-1955), é um exemplo superior dessa sua atitude criativa.

A história de Charlie Parker é indissociável do seu protagonismo na criação do chamado som “bebop”. Não admira, por isso, que algumas das personagens marcantes do filme de Eastwood se chamem Red Rodney ou Dizzy Gillispie. Em todo o caso, "Bird" não é um mero inventário de figuras emblemáticas do jazz — é, acima de tudo, uma viagem pelos fantasmas mais íntimos de Charlie Parker.

No papel de Charlie Parker, Forest Whitaker tem aquela que, a meu ver, continua a ser a melhor composição de toda a sua carreira. E importa não esquecer a sua mulher, Chan Parker, interpretada por uma actriz admirável, infelizmente pouco conhecida — é ela Diane Venora.

Entretanto, pode dizer-se que Clint Eastwood continua a ser um cineasta de "todos" os géneros: a sua agilidade temática e expressiva tem-lhe permitido ziguezaguear entre os mais diversos registos, reforçando uma imagem de marca muito pessoal — tal como Charlie Parker no jazz, Eastwood é um dos grandes individualistas do cinema americano.

  • cinemaxeditor
  • 2 Nov 2014 22:12

+ conteúdos