Billy Zane vai interpretar Marlon Brando
Billy Zane: como interpretar a personagem de Marlon Brando?

Memórias  

Billy Zane vai interpretar Marlon Brando

Está em marcha um filme biográfico sobre Marlon Brando — gerado na área dos independentes, "Waltzing with Brando" terá Billy Zane no papel central, com Bill Fishman a assumir a realização.

Artigo recomendado:
Billy Zane vai interpretar Marlon Brando
DVD Memória
O ÚLTIMO TANGO EM PARIS (1972) Há um capítulo muito particular da história do cinema em que encontramos as formas mais radicais de exposição da intimidade dos seres ...

Uma das imagens mais fortes da filmografia de Marlon Brando (1924-2004) é a sua pose trágica, misto de solidão e desencanto, em "O Último Tango em Paris" (1972). Qual a relação dessa imagem com a figura de Billy Zane (n. 1966)?... Pois bem, Zane vai interpretar Brando!

Podemos encarar a notícia com curiosidade — afinal de contas, na proliferação de filmes-biográficos dos últimos anos (oscilando entre o muito bom e o muito mau), alguns deles com surpreendente sucesso (lembremos o exemplo corrente de "Bohemian Rhapsody"), por que não evocar um dos maiores actores de toda a história do cinema?... Ou com algum pânico — como representar (no lugar de) Brando?

O certo é que o projecto, proveniente da área dos independentes, está em marcha. Chama-se "Waltzing with Brando" e centra-se no período 1969-1974, nomeadamente nos tempos de preparação para "O Padrinho" (1972) e "O Último Tango em Paris".

"Waltzing with Brando" baseia-se num livro de memórias de Bernard Judge ("Waltzing with Brando: Planning a Paradise in Tahiti", 2011). O autor é um arquitecto que trabalhou para Brando, quando este lhe encomedou uma gigantesca reconversão de uma ilha paradisíaca do Tahiti — a adaptação está a ser feita por Bill Fishman, também realizador do filme.

Zane será, sobretudo, conhecido pela sua participação em "Titanic" (1997), interpretando o "mau da fita", ou melhor, o noivo da personagem de Kate Winslet...


Vimo-lo também, por exemplo, em "Calma de Morte" (1989), o filme australiano que projectou Nicole Kidman nos EUA, ou "Orlando" (1992), a adaptação da obra de Virginia Woolf por Sally Potter, sem esquecer algumas pequenas participações nas sagas de "Regresso ao Futuro" ou "Zoolander" (neste caso, assumindo o seu próprio papel).

Resta saber o que conseguirá Zane fazer quando se trata de interpretar uma figura com a dimensão artística e o peso mitológico de Brando... Para já, registe-se que Zane é também produtor de "Waltzing with Brando" — as datas de rodagem e lançamento são ainda desconhecidas.

por
publicado 22:58 - 12 janeiro '19

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americano