17 Mar 2016 20:31

O valor das receitas de bilheteira mensais de cinema na China ultrapassaram as dos Estados Unidos pela primeira vez em fevereiro, segundo a agência de notícias oficial Xinhua. O feito foi impulsionado pelo sucesso local "The Mermaid" e pela semana de feriados por ocasião do Ano Novo Lunar.

A China está aproximar-se rapidamente do mercado norte-americano, ainda o maior do mundo, mas onde o crescimento estagnou. Ao mesmo tempo, a venda de bilhetes na China, subiu para cerca de 6,7 mil milhões de dólares, em 2015, um aumento de quase 50% por cento em relação a 2014.

Em fevereiro, os cinemas chineses arrecadaram uma receita bruta recorde de 1,05 mil milhões de dólares, dados fornecidos pela Administração Estatal de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão, quase 250 milhões de dólares mais do que o valor referido para a América do Norte.

Os cineastas e as majors norte-americanas estão cada vez mais próximos da China, apesar dos desafios de navegar pelos seus censores e da competição por uma das cobiçadas 34 vagas permitidos para filmes importados a cada ano.

A ecologia vende
O líder no box office chinês e grande responsável pelo brilharete de fevereiro foi a comédia romântica "The Mermaid", que quebrou recordes de bilheteira, ultrapassando o rival local "Monster Hunt" e o filme de ação de Hollywood "Velocidade Furiosa 7".

"The Mermaid" narra as aventuras de um homem de negócios sem escrúpulos que compra uma reserva natural para construir um projeto imobiliário e começa a dizimar a população de golfinhos, desconhecendo que, ao mesmo tempo está a pôr fim às sereias que também habitam no local.

Apoiado por um elenco de celebridades locais, o filme contém uma mensagem, algo pouco comum no cinema chinês que geralmente se concentra no entretenimento puro. "O que realmente queria não era descrever uma história de amor", disse o realizador à Phoenix TV, mas sim " falar da destruição do meio ambiente pelo homem."

Zhang Yuanyuan, chefe da ONG chinesa para o bem-estar animal ActAsia afirma que existe "uma procura crescente do público" para temas relacionados com a natureza.

A transmissão online, em 2015, do documentário chinês "Under the Dome", denunciando o ar viciado das cidades, também destacou este fenómeno e muitos chineses agora consultam o índice de poluição diária atmosférica nos seus smartphones.

Um número crescente de celebridades chinesas influentes também passaram a participar em campanhas para mudar o comportamento dos seus compatriotas, "uma reflexão importante do progresso da sociedade", disse Zhang Yuanyuan.

O ator Jackie Chan apareceu num vídeo da WWF pedindo a proteção dos animais selvagens,e o ex-jogador de basquetebol da NBA, Yao Ming, é um mediático defensor de medidas contra o comércio de marfim.

  • AFP
  • 17 Mar 2016 20:31

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