Cannes 2017: anunciados dois filmes portugueses

Cannes 2017  

Cannes 2017: anunciados dois filmes portugueses

As curtas-metragens portuguesas fazem parte das três dezenas de filmes que serão exibidos na secção paralela da Quinzena dos Realizadores.

Artigo recomendado:
Cannes 2017: anunciados dois filmes portugueses
Cannes 2017
Cannes 2017: os filmes da seleção oficial Sinais dos tempos, a estreia da Netflix na competição oficial e a abertura de espaço para duas séries televisivas assinadas por Jane ...

As curtas-metragens "Farpões, baldios", de Marta Mateus e "Água Mole", animação de Laura Gonçalves e Xá, foram selecionadas para a Quinzena dos Realizadores do próximo festival de Cannes, que decorre entre 18 e 28 de maio, anunciou hoje a organização.

“Água Mole”, desenvolvida com recurso à técnica da gravura, é descrita como um poético retrato da desertificação do interior do país através do ponto de vista dos que se recusam a abandonar o local onde nasceram. O filme, produzido pela Bando À Parte, junta entrevistas reais a uma narrativa ficcionada.

“Este filme surgiu a partir de um conjunto de viagens que fomos fazendo no interior de Portugal, onde recolhemos alguns registos sonoros. A curta pretende mostrar principalmente o lado de quem opta por ficar na sua terra nestas correntes migratórias”, explicam as realizadoras. “Tratando-se de uma animação, que é o cinema que fazemos, sentimos esta estreia em Cannes como uma oportunidade incrível para a levar a animação a um público mais abrangente”, acrescentam.

"Farpões, baldios" foi rodado no Alentejo e tem como protagonistas crianças.

A Quinzena dos Realizadores é uma das secções paralelas à seleção oficial de Cannes e destina-se a revelar novos talentos e reconhecer nomes já estabelecidos. O alinhamento deste ano, inclui três dezenas de filmes de onde se destacam "Froost", de Sharunas Bartas, e "Jeanette", de Bruno Dumont.

Amanhã, sexta-feira, serão revelados os títulos da Semana da Crítica, a terceira secção do festival de Cannes, organizada pela Associação Francesa de Crítica de Cinema desde 1991.

por
publicado 16:45 - 20 abril '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2017