13 Abr 2017 13:27

Pierre Lescure, presidente do festival, e Thierry Frémaux, delegado geral, apresentaram esta manhã os filmes da seleção oficial da 70ª edição do Festival de Cannes que decorrerá entre 17 e 28 de maio.

Dos 1.930 filmes que se candidataram, a organização escolheu 18 para a competição oficial, a que se juntam quatro longas-metragem fora de competição e três sessões da meia-noite. Na secção paralela "Un Certain Regard", foram anunciadas 16 obras. Como sempre, o alinhamento ainda não está fechado e será de esperar um ou outro "retoque", como disse Fremaut, sob a forma de mais filmes.

Este ano, a abertura ficará a cargo de "Les Fantômes D’Ismaël", de Arnaud Desplechin, exibido fora de competição. Mathieu Amalric, Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg e Louis Garrel, interpretam a história de um cineasta que vê a vida virada do avesso pelo reaparecimento de uma antiga namorada na véspera do início de rodagem do seu novo filme.

O cineasta espanhol Pedro Almodovár presidirá ao júri da competição oficial, responsável por atribuir a Palma de Ouro e os restantes prémios principais.

Quanto às propostas e cineastas na corrida à Palma de Ouro, é marcante a presença de Michael Haneke, com "Happy End", um olhar sobre a vida de uma família que vive em Calais, perto dos campos de refugiados. O austríaco é o único realizador ainda em atividade com hipóteses de vencer uma terceira Palma de Ouro, após "Laço Branco" e "Amor".

Com cinco presenças no festival, Lynne Ramsay regressa às longas metragens seis anos após "Temos de Falar Sobre Kevin" para acompanhar os esforços de um antigo militar que pretende ajudar uma jovem vítima do tráfico sexual em "You Were Never Really Here".

Vencedor do prémio do júri em 2015 com "A Lagosta", o grego Yorgos Lanthimos repete a presença com "The Killing of a Sacred Deer" um drama familiar onde dirige Nicole Kidman, Alicia Silverstone e Colin Farrell.

As produções norte-americanas preenchem quatro lugares da principal secção competitiva. "Good Time", de Benny Safdie e Josh Safdie, uma drama que acompanha um ladrão de bancos, protagonizado por Jennifer Jason Leigh e Robert Pattinson; "The Beguiled", de Sofia Coppola, nova versão da história de um soldado ferido durante a Guerra Civil Americana que é tratado num internato para raparigas atrás das linhas do inimigo; "Wonderstruck", de Todd Haynes; e "The Meyerowitz Stories", de Noah Baumbach.

Do leste da Europa surgem "Loveless" do russo Andrey Zvyangitsev, sobre os conflitos entre um casal em processo de divórcio, "A Gentle Creature", do ucraniano Sergei Loznitsa, e "Jupiter’s Moon", do húngaro Kornél Mundruczó.

As cinematografias asiáticas estão representadas por "The Day After", do sul-coreano Hong Sangsoo, por "Radiance", da japonesa Naomi Kawase e pela grande novidade "Okja", do sul-coreano Joon-ho Bong, a estreia da Netflix nas secções competitivas de Cannes, após a frieza com que o gigante do streaming foi recebido no ano passado. O filme acompanha uma menina que tenta proteger o seu amigo, um monstro concebido através de manipulações genéticas, da cobiça de grandes multinacionais.

Entre os franceses, estão presentes "Redoutable", de Michel Hazanivicius, vencedor de um Oscar em 2012 por "O Artista", que apresenta a historia dos amores (e ódios) de Jean-Luc Godard pela jovem atriz Anne Wiazemsky, com quem viria a casar; "L’amant Double", de François Ozon, com Jacqueline Bisset, Marine Vacth e Jérémie Renier; "Rodin", de Jacques Doillon; e "120 Battements Par Minute", de Robin Campillo.

Quebrar a rotina
Entre as novidades
absolutas da edição deste ano destacam-se a apresentação de "Carne y
Arena", do oscarizado Alejandro G. Iñárritu, a primeira presença de uma
obra feita com recurso à nova tecnologia de Realidade Virtual.

Importante regresso de  Al Gore com a continuação do documentário "Uma Verdade Inconveniente". Em "An Inconvenient Sequel", o antigo vice-presidente dos Estados Unidos prossegue as sua viagens pelo mundo num esforço para convencer autoridades, políticos e o grande público da tragédia provocada pelas alterações climáticas.

A transferência de talento do cinema para a televisão também não passou
despercebida à organização. A única mulher a vencer uma Palma de Ouro em
Cannes, a neozelandesa Jane Campion (O Piano) estará presente com a
segunda temporada da sua série de mistério "Top of the Lake" com o
subtítulo "China Girl", dirigida a meias com Garth Davis (Lion – A Longa
Estrada Para Casa).

Outra estreia, a entrada da Netflix pela porta grande. A plataforma de
conteúdos online, terá "Okja" longa-metragem de Bong Joon-ho na
principal secção competitiva.

Os 70 anos do festival serão assinalados com um alinhamento especial de
filmes e documentário relacionados com a história do certame francês.

Fremaut fez ainda questão de assinalar o aumento na diversidade com 29
países presentes na secção oficial – mais dois do que no ano passado; e a
presença de 12 realizadoras e 9 primeiras obras.

70ª edição do Festival de Cannes – Seleção Oficial
COMPETIÇÃO

Nelyubov (Loveless), Andrey Zvyagintsev
Good Time, Benny Safdie e Josh Safdie
You Were Never Really Here, Lynne Ramsay
Le Redoutable, Michel Hazanevicius
Geu-hu (The Day After), Hong Sangsoo
Hikari (Radiance), Naomi Kawase
The Killing Of A Sacred Deer, Yorgos Lanthimos
A Gentle Creature, Sergei Loznitsa
Jupiter’s Moon, Kornél Mundruczó
L’amant Double, François Ozon
The Beguiled, Sofia Coppola
Rodin, Jacques Doillon
Happy End, Michael Haneke
Wonderstruck, Todd Haynes
120 Battements Par Minute, Robin Campillo
Aus Dem Nichts (In The Fade), Fatih Akin
Okja, Bong Joon-ho
The Meyerowitz Stories, Noah Baumbach

FORA DE COMPETIÇÃO

Les Fantômes D’Ismaël, Arnaud Desplechin
How To Talk To Girls At Parties, John Cameron Mitchell
Visages, Villages, Agnès Varda e Jr.
Mugen Non Jūnin (Blade Of The Immortal), Miike Takashi

UN CERTAIN REGARD

Barbara, Mathieu Amalric *filme de abertura da secção*
A Novia del Desierto (The Desert Bride), Cecilia Atan, Valeria Pivato
Tesnota (Closeness), Kantemir Balagov
Aala Kaf Ifrit (Beauty And The Dogs), Kaouther Ben Hania
L’Atelier, Laurent Cantet
Fortunata (Lucky), Sergio Castellitto
Las Hijas De Abril (April’s Daughter), Michel Franco
Western, Valeska Grisebach
Posoki (Directions), Stephan Komandarev
Out, Gyorgy Kristof
Sanpo Suru Shinryakusha (Before We Vanish), Kiyoshi Kurosawa
En Attendant Les Hirondelles (The Nature Of Time), Karim Moussaoui
Lerd (dregs), Mohammad Rasoulof
Jeune Femme, Léonor Serraille
Wind River, Taylor Sheridan
Après La Guerre (After The War), Annarita Zambrano

SESSÕES ESPECIAIS

12 Jours, Raymond Depardon
They, Anahita Ghazvinizadeh
An Inconvenient Sequel, Ronni Cohen e Jon Shenk
Top of the Lake: China Girl, Jane Campion e Ariel Kleiman
Promised Land, Eugene Jarecki
24 Frames, Abbas Kiarostami
Napalm, Claude Lanzmann
Come Swim, Kristen Stewart
Demons in Paradise, Jude Ratman
Sea Sorrow, Vanessa Redgrave
Clair’s Camera, Hong Sangsoo
Twin Peaks, David Lynch

SESSÕES DA MEIA-NOITE

The Villainess, Jung Byung Gil
The Merciless, Byun Sung-Hyun
Prayer Before Dawn, Jean Stephane Sauvaire

  • cinemaxeditor
  • 13 Abr 2017 13:27

+ conteúdos