Dois filmes de Nanni Moretti regressam aos cinemas portugueses
"Querido Diário" (1993): Nanni Moretti na primeira pessoa

Cinema Europeu  

Dois filmes de Nanni Moretti regressam aos cinemas portugueses

Dois dos principais filmes do realizador italiano regressam aos cinemas para sessões especiais a partir de 24 Junho.

Duas das obras mais emblemáticas de Nanni Moretti regressam às salas de cinema portuguesas a partir de 24 de junho. A comédia satírica "Palombella Rossa" colocou-o como figura de proa da cinematografia italiana, enquanto "Querido Diário" é um olhar sobre a Itália dos anos noventa e, possivelmente, o filme mais popular do realizador.  Os filmes poderão ser vistos em Lisboa, Cascais e Coimbra em sessões especiais promovidas pela Risi Film e Festa do Cinema Italiano.

"Palombella Rossa", de 1989, é uma sátira ao panorama político italiano da altura, em particular, uma metáfora da situação então vivida pelo Partido Comunista Italiano. A ação centra-se quase sempre numa piscina onde decorre uma partida de pólo aquático que reflete os confrontos em causa. Entre dois gags fabulosos (o desastre de carro e a grande penalidade), um homem (Nanni Moretti) procura reconhecer-se e encontrar a função que lhe cabe no mundo.

Datas das sessões:
01 e 06 Julho - Cinema Nimas, Lisboa
25 Junho (Estreia)* - O Cinema da Villa, Cascais
* O filme continua em cartaz no Cinema da Villa após a data de estreia.

"Querido Diário", de 1993, une comédia e documentário autobiográfico com interpretação do próprio Moretti. O filme, que valeu ao cineasta o prémio de Melhor Realizador em Cannes, divide-se em três partes. No primeiro episódio, “Na Vespa”, Moretti circula por Roma na sua vespa, insurgindo-se contra a destruição do espírito da cidade que se perdeu na vulgarização dos subúrbios, para desembocar numa peregrinação-tributo a Pasolini. Este é sucedido de “As Ilhas” (por onde paira a referência a Rossellini) e do mais burlesco “Os Médicos”.

Datas das sessões:
24 e 30 Junho - Cinema Nimas, Lisboa
2 julho - Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
2 Julho (Estreia)* - O Cinema da Villa, Cascais
* O filme continua em cartaz no Cinema da Villa após a data de estreia.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu